10 hábitos dos empreendedores de sucesso

A sua cabeça não é uma agendanTer uma agenda organizada nem sempre é tão fácil quanto parece e muitos empreendedores passam por dificuldades até perceberem que, por muito que confiem na sua cabeça, ela não é um computador e não consegue gerir todos os seus compromissos. Seja em papel ou no telemóvel, ter uma agenda fácil de usar e em que possa confiar é imprescindível para não cometer gaffes – como marcar duas reuniões para a mesma hora – e libertar a sua cabeça para pensar no que é mais importante: o seu negócio.

A sua cabeça não é um bloco de notasnDa mesma forma, deve habituar-se a não confiar apenas na sua cabeça no que toca a lembrar-se daquela ideia brilhante que surgiu quando estava a adormecer, no duche ou no caminho para o escritório. É comum que as ideias mais criativas apareçam nos momentos em que estamos mais descontraídos. E é precisamente nessas alturas que convém ter à mão um bloco de notas, para ter a certeza que esse capital não se perde.

Faça o que não lhe apetecenSer empreendedor simplesmente não é compatível com o hábito de procrastinar. Se quer vencer enquanto empresário, precisa de se habituar à ideia de que todos os dias terá de fazer várias coisas que não lhe apetecem. Algumas pessoas optam por fazê-las logo de manhã, para que quando terminam possam apreciar melhor o resto do dia. Uma coisa é certa, quanto mais cedo se habituar, mais o seu projeto vai avançar e menos lhe vai custar.

Não deixe o modelo de negócios para mais tardenÉ fácil deixar-se enredar na aventura de empreender e perder a noção de que o mais importante é construir um modelo de negócios viável e testá-lo, conseguindo as primeiras vendas. Se as semanas passam e o modelo de negócios ainda não recebeu a atenção devida, lembre-se de que daqui a alguns meses pode descobrir que andou a caminhar na direcção errada. Use o modelo de negócios como um mapa e siga-o, ou pode perder-se e nunca chegar ao seu destino.

Pratique o seu pitch nConseguir transmitir com clareza o seu projeto numa conversa curta pode parecer fácil, mas requer muita prática. Se está a começar, dedique algum tempo a construir um pitch. Vai ver que vale a pena ter na ponta da língua esta informação, pois vai usá-la inúmeras vezes e em diversas circunstâncias. Se precisa de algum pressão para avançar, inscreva-se num evento de networking. Assim terá uma data fixa até à qual deverá ter o pitch ensaiado.

Habitue-se a pedir ajudanNinguém empreende sozinho. Mesmo que ainda não tenha constituído equipa, comece já a habituar-se à ideia de que a viagem do empreendedor é um longo caminho com muitos obstáculos. Imaginar que conseguirá vencê-los todos por si só é uma ilusão. Planeie desde o início formas de se juntar a outros empreendedores, seja juntar-se a uma comunidade online, seja participando em eventos, reuniões ou outras formas de participação. Ofereça a sua ajuda e esteja disponível e verá que num instante terá também a seu lado pessoas com vontade de ajudar.

Aprenda sobre comunicação, marketing e redes sociaisnPoucas empresas conseguirão sobreviver nos dias de hoje sem uma forte componente de comunicação e marketing, nomeadamente online e nas redes sociais. Se não é um especialista nesta área, decida se tem tempo para aprender sobre estas matérias (existem inúmeros cursos que pode frequentar) ou se será melhor contar com a colaboração de alguém que o possa ajudar. Em qualquer dos casos, não deixa passar muito tempo sem dar atenção a esta área.

Mantenha-se atento à produtividadenSe passa muitas horas a trabalhar e o projeto não avança, talvez seja útil verificar como está a sua produtividade. Muitos empreendedores adotam hábitos errados que prejudicam a conclusão de tarefas e a concretização de objetivos, como consultar muitas vezes o e-mail e as redes sociais, receber telefonemas desnecessários ou passar demasiado tempo a ler notícias. Autodisciplina é aqui a palavra-chave. Concentre-se na lista de tarefas que tem de concretizar e mantenha-se fiel aos seus objetivos.

Vigie a sua saúde nEmpreender é assumir responsabilidades e isso pode, a longo prazo, obrigar a reduzir o tempo livre e aumentar os níveis de stress. No entanto, a experiência dos empreendedores de maior sucesso diz-nos que para vingar no mundo dos negócios é preciso saber combinar o trabalho produtivo com momentos de lazer e descontração. Controlar o stress, praticar desporto (nem que seja meia-hora por dia) e fazer uma alimentação equilibrada são aliados de peso do sucesso da sua empresa. Cuide de si e estará a cuidar do seu sucesso.

Cultive o gosto pelo networkingnConstruir uma reputação como produto ou serviço de confiança deve ser um dos principais objetivos do empreendedor. Isso faz-se garantindo uma qualidade a toda a prova, mas também comunicando acertadamente a nossa marca. O contacto pessoal com clientes, e com potenciais clientes, é um dos fatores mais importantes desta comunicação e, sem dúvida, uma forma eficiente de fazer propagar a nossa mensagem. O networking proporciona ocasiões de contactar com pessoas abertas a ouvir o que tem para dizer, desde que demonstre por elas um interesse genuíno. Se pensa que não tem muito jeito para o networking, comece a interessar-se pelas pessoas, tente ajudá-las, ouça-as. O resto rapidamente surgirá.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorUma Agenda Política para a Inovação Social
Próximo artigoCLICKSUMMIT: últimas horas!
Sou consultora editorial, copywriter e empreendedora na área da saúde. Acredito que estamos sempre a tempo de mudar de vida e que o empreendedorismo revela o que há de melhor em cada ser humano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

10 + 9 =