As ideias não caem do céu. Está na sua mão fazer com que elas surjam e se desenvolvam. João Cristofolini apresenta três dicas rápidas para começar o primeiro negócio de um bom empreendedor: produzir ideias.
1 – Aumente seu repertório:
Novas ideias vêm do seu repertório mental, que é a soma de tudo aquilo que você viu, leu, vivenciou ou experimentou. Quanto mais diversificado for o seu repertório mental, maior a probabilidade de se ligar a pontos de áreas diferentes. É da conexão de pontos de áreas diferentes que surgem as novas ideias. Por isso, leia sobre assuntos diferentes, converse com pessoas diferentes, vá para lugares diferentes.
2 – Coloque a sua ideia no mundo:
Quando você tem um primeiro insight, ao contrário do que muitos acham, você deve espalhar essa ideia inicial para o maior número de pessoas. São elas que ajudarão a lapidar, melhorar e validar sua ideia. Evite cair na grande armadilha que é guardar sua ideia a sete chaves com medo que alguém a descubra. Ideias não nascem prontas. Ideias apenas não tem valor nenhum. Você precisa de pessoas que complementem e ajudem em sua execução.
3 – Comece assim mesmo:
Não espere que sua ideia esteja pronta (ela nunca estará) para começar. A ideia vai se desenvolver e mudar durante o caminho. Por isso, quanto antes começar, mais rápido poderá lapidá-la. Ela vai mudar durante o caminho, você vai errar, vai testar, vai melhorar, vai testar, vai errar, até começar a formar uma ideia consistente. Ou muitas vezes, vai começar com uma e terminará com outra totalmente diferente. Mas isso só ocorrerá se você começar, entrar no jogo.
Ou seja, esqueça o antigo mito de que uma ideia nasce pronta, ou que você vai acordar com uma grande ideia para começar seu primeiro negócio. Ideias se constroem.