Ser Empreendedor não é um dom, nem um título num cartão-de-visita. É fundamental desenvolver algumas competências profissionais e pessoais muito importantes, para conseguir empreender com sucesso.
Para ter sucesso no seu roteiro como empreendedor consideramos que há 3 pilares fundamentais que deve tratar de estruturar muito bem.
Como o caminho é difícil e acidentado deve estar munido de muita coragem e determinação. Para se alimentar nas difíceis jornadas, o tónico deve vir da paixão e sentido de propósito do que está a fazer e temperado pelo desafio da superação.
A realidade é exigente e por isso tenha presente os seguintes pilares muito importantes:
1 – Ser Empreendedor
Conseguir ser Empreendedor não é uma iluminação, um dom ou um título num cartão-de-visita ou na headline do Linkedin. É fundamental desenvolver um conjunto de competências profissionais e pessoais muito importantes.
- Criar um modelo de negócio que acrescente valor, pensado e testado;
- Fazer um plano com metas e objetivos claros;
- Definir e monitorizar indicadores de progresso;
- Constituir uma equipa de parceiros e colaboradores;
- Saber delegar e trabalhar em equipa;
- Não menos importante: acreditar em si. Vai estar sozinho muitas vezes!
2 – Aprender e Reaprender
Não basta ter uma boa ideia ou acreditar que aquela intuição é a chave do negócio. Para empreender é preciso investigar, testar, escutar e ter a humildade de voltar a começar de novo quando necessário.
Num mundo que anda a uma velocidade estonteante, tudo acontece muito rápido. Por isso estude bem o mercado e o seu cliente. Tenha cuidado quando se aperceber que está ‘apaixonado’ por uma determinada ideia ou abordagem. O risco de estar ‘deslumbrado’ pode ser grande e retira-lhe lucidez no momento da decisão. Pedir ajuda a quem é especialista nas várias áreas do desenvolvimento do negócio é muito importante.
Quando falamos do negócio não estamos apenas a falar da área operacional. Muitos ‘técnicos’ ficam enredados e aprisionados, porque o know-how exigido agora já não é apenas o da área específica da sua competência, mas é muito é muito mais abrangente: desde a liderança das pessoas até à área financeira, passando pela área comercial e pelo marketing. Caso não consiga tomar conta delas, o seu negócio corre o risco de ficar estagnado e pode morrer.
Fazer cursos, workshops e estar atualizado é fundamental.
3 – Agir para alcançar Resultados
O projeto pode estar muito estudado, definido com clareza no papel e com os processos detalhados. A realidade pode mostrar situações não previstas, impactos negativos e resultados aquém do desejado. Necessitará fazer mais, fazer de novo e tomar decisões.
Avalie os prós e os contras e avance, caso considere viável uma determinada solução. Não tire conclusões precipitadas. Quantas vezes nas primeiras tentativas as coisas não correm bem! Lembre-se: para conseguir andar de pé, também caiu muitas vezes. Se tivesse desistido demasiado cedo não poderia ser o que é hoje, nem ver o mundo como o vê agora.
Para fazer mais e alavancar o negócio precisa de pessoas e sistemas alinhados que trabalhem em conjunto. Não adie e tome decisões. Vai errar e isso é natural. Aprenda com os erros e aceite que fazem parte do processo tentando não cometer o mesmo erro várias vezes. Esteja preparado para errar. O caminho para empreender é testar uma solução e medir os resultados. Ganhe confiança em si e no processo. A persistência é a alma do negócio.
Como nota final tenha presente qual é a sua promessa para o Cliente. Se não criar valor e não conseguir transmitir fatores de diferenciação relevantes e consistentes não consegue alcançar a energia e a vitalidade necessárias para ser um negócio com futuro.