3 razões para você parar a procrastinação e começar uma Startup

Nem sempre é fácil admitir que é procrastinador. A maioria das pessoas apenas se dá conta quando é tarde de mais.

Você sabe como é… Todos nós já procrastinámos. Adiar talvez seja um dos hábitos mais famosos do mundo, e também dos mais detestados. As pessoas odeiam isso em si, mas invariavelmente continuam agindo assim.

Nem sempre é fácil admitir que é procrastinador. A maioria das pessoas apenas se dá conta que fez isso, normalmente quando percebe que é tarde de mais.

Ah essa sensação de que deveria ter feito – Como dói!

Acontece que, quando nós precisamos de fazer alguma coisa, ao pensar sobre o assunto encontramos quase sempre alguns bons motivos para deixarmos para depois. E surge aquela sensação de alivio – essa é a grande porcaria da procrastinação – porque ao encontrarmos uma boa razão para adiar, ela traz uma sensação boa, de alivio imediato. Isso é terrível, pois parece muitas vezes que até que foi uma decisão acertada até a vida nos voltar com um tapa e mostrar que não.

Levando isso para o mundo do Empreendedorismo de Alto Impacto (Startups) é ainda mais comum, pois os riscos e tantas incertezas que o cercam fazem da procrastinação quase tão gostosa quanto cafuné de mãe. Portanto, resolvi apresentar 3 boas razões para não procrastinar.

1 – TIRANDO UM BAND-AID

Você sabe como é, se for devagarinho, puxando aos pouquinhos, coloca novamente, começa a tirar com mais calma, desiste. Espera mais um tempo, recomeça o processo e assim vai indo aos poucos, sentindo várias vezes a dor, até conseguir tirar o adesivo…

Muitas vezes as pessoas não querem assumir desde logo o seu projeto de empreendedorismo por essa questão, é difícil e dói um pouco. Acontece que quando o compromisso for afirmado – Agora vou fazer, as coisas têm que começarem a andar e isso, claro, dói um pouco. Há mais trabalho, é entrar na incerteza, é provar que pode… São tantas possíveis adversidades que poderão causar algum desconforto que – você pensa – praticamente não teria sentido fazer. Mas tem todo o sentido.

O que as pessoas procrastinadoras colocam com maior peso na balança é a dor que não querem sentir, mas o que esquecem é que é aí que começa a construção de um sonho, de um passo mais firme para o propósito. Quanto mais tempo levar para começar isso, menos tempo terá para o aproveitar.

2 – NOVOS APRENDIZADOS ESTÃO CHEGANDO

Você certamente já deve ter tido aquele medo, quando era criança, de ir para frente da sala de aula e a professora lhe fazer uma pergunta que você nem sonha qual é a resposta certa. No Empreendedorismo de Alto Impacto (Startups) temos muito isso, as pessoas temem muito chegar a um momento importante e não ter ideia se saberão como agir. Com certeza muitas vezes você não vai querer ir.

Steve Jobs passou por isso, Elon Musk, Bill Gates… Qualquer pessoa que um dia começou um negócio teve que passar por isso. Ninguém jamais vai ter todas as respostas. O importante aqui é ir se preparando, mas estar ciente que a vida vai lhe apresentar MUITAS questões que você não saberá responder e isso é normal. Pense que maravilha será fazer desse desconhecimento uma ótima oportunidade de aprender e evoluir. E se ainda tiver medo, lembre-se que alguém deve ter passado por isso e poderá o ajudar, e aqui tem uma oportunidade melhorar seu networking e fazer novas conexões.

3 – VOCÊ PODE IR SE PREPARANDO NO CAMINHO

Não é só a questão do desconhecimento, mas também as habilidades que serão exigidas, a equipe, e tantas outras coisas do universo do Empreendedorismo de Alto Impacto (Startups) que irá precisar, e que exigem que se prepare um pouquinho mais.n nClaro que uma base é importante, mas chega o momento que não adianta você aprender dos outros como se faz, é a hora de ver e fazer na realidade. Segundo a PNL se você quiser compreender de verdade, aja.

Dessa forma é bom fazer um curso de Empreendedorismo de Alto Impacto e entender a lógica, saber um pouco do que vai acontecer. Mas você não pode contar que tudo poderá ser aprendido assim, saiba que grande parte das lições se aprendem vivendo, e vida está esperando para lhe mostrar no caminho.

Empreender é um risco, principalmente quando falamos de Startups, mas perceba que mesmo os ‘3 maiores motivos para procrastinar a sua decisão de empreender’ pouco depois acabam provando que seria melhor ter feito na hora o que adiou.

Se você está naquele passo de colocar a sua ideia adiante e se tornar empreendedor, mas ainda tem seus receios, tente parar e perceber se isso não é um pouco de procrastinação…

‘Sonhos se constroem com ação, não com mais pensamentos’

Aqui tem um vídeo interessante sobre testar as ideias:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO sucesso do seu negócio depende de si
Próximo artigoMedir o impacto do marketing
Bruno Perin, empreendedor, consultor, palestrante e escritor. Autor do livro – A Revolução das Startups. Pioneiro na combinação dos conhecimentos em Startup, Empreendedorismo, Marketing e Comportamento Jovem alinhado a Neurociência. Busca das formas mais diferentes, malucas e inusitadas possíveis desenvolver pessoas e negócios que façam a diferença no mundo, de jeito divertido, valorizando a vida e o agora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × 3 =