360imprimir adota semana de quatro dias de trabalho

Sérgio Vieira, CEO da 360imprimir
Foto: Sérgio Vieira, CEO da 360imprimir

Depois de ter adotado o modelo de trabalho 100% remoto, a tecnológica portuguesa volta a ser pioneira ao avançar com a implementação da semana de 4 dias. A medida vai ser monitorizada e os resultados do impacto serão divulgados a todo o mercado, através de um Barómetro Trimestral. Com esta iniciativa a 360imprimir.pt quer liderar a mudança do paradigma laboral em Portugal.

A 360imprimir.pt anuncia hoje a adoção da semana de quatro dias de trabalho a partir de dia 10 de outubro. Esta decisão surge depois de ter encerrado os seus escritórios em Lisboa e em Braga e de se ter tornado uma empresa 100% remota para todos os seus 180 colaboradores.

O modelo de 36 horas de trabalho em quatro dias por semana será implementado de forma experimental, tendo a empresa assumido um piloto de dois anos. A adesão é voluntária e aceitação tem sido um êxito a este novo modelo pioneiro em Portugal.

Um dos impactos imediatos da medida espera-se que seja a atração de talento de qualquer ponto de Portugal Continental e ilhas, para preencher as vagas na empresa em IT, Marketing, Operações, Finance e Produto.

“Tanto o teletrabalho, que já assumimos a 100% no passado mês de setembro, como a semana de quatro dias que estamos a implementar em outubro, trazem benefícios que acreditamos terem um impacto positivo nas pessoas e no negócio, com um aumento na satisfação e bem-estar, sem prejudicar a produtividade e os nossos objetivos”, explica Sérgio Vieira CEO da 360imprimir.pt. 

A empresa propõe-se monitorizar trimestralmente o impacto destas medidas, juntamente com a Deloitte Human Capital, parceiro estratégico e que desenhou o modelo que será agora implementado. Esta monitorização permitirá analisar o impacto da iniciativa na perspetiva de decisores empresariais e colaboradores, em áreas como o bem-estar, satisfação e motivação, mas também na produtividade e atração e retenção de talento. Os resultados serão revelados ao mercado através de um Barómetro Trimestral que promete ser detalhado, transparente e uma base de inspiração para futuras empresas. 

“Esta decisão é o resultado de meses de estudo, com um cuidadoso desenho de um modelo que acreditamos salvaguardar os interesses de todas as partes. Acreditamos ainda que a nossa partilha trimestral dos impactos do modelo em todas as variáveis de negócio ajudará gestores e colaboradores a acelerar aquele que acreditamos ser o futuro modelo de trabalho”, sublinha o responsável da empresa.

Para não afetar a área de operações e atendimento ao cliente, cerca de 30% dos colaboradores, afetos a estas áreas, beneficiarão de um modelo ligeiramente diferente, nomeadamente, na rotatividade no dia de descanso extra. Entre os vários modelos previstos será garantido que beneficiarão sempre de 3 dias de descanso em cada semana. 

Na prática, a medida implica uma redução de 17% dos dias de trabalho por ano, para 186 dias, e uma redução das horas de trabalho de 7%, para as 1672 horas.  Com a redução dos dias de trabalho para quatro, será feito o ajuste do subsídio de refeição que será refletido no respetivo incremento de salário.  

A 360imprimir.pt é considerada uma das mais promissoras tecnológicas europeias, com um crescimento de 60% face ao ano anterior e com uma faturação anual superior a 40 milhões de euros. Fundada em 2013, atualmente está presente em 21 mercados, com a marca 360imprimir, para os mercados de língua portuguesa e a marca Bizay, utilizada nos restantes 19 mercados europeus e americanos.

1 COMENTÁRIO

  1. Essa empresa não é séria. Contrataos vários KITs para um congresso com eles e na vespera do evento nada tinha sido entregue. Todas as redes sociais são bloqueadas e o google não é possível comentários. Não respondem e-mail ou telefone.

    Irresponsabilidade total…. Estou com um evento com 300 pessoas e sem nenhum material pago.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

ten − 4 =