A startup portuguesa 360imprimir fechou recentemente uma ronda de fundraising, no valor de 20,4 milhões de dólares (18 milhões de euros), que servirá para entrar em novos mercados, alargar a gama de produtos e investir em tecnologia e I&D.
A ronda de investimento foi liderada pela LeadX Capital Partners (uma marca da Hospitality Digital GmbH, em Düsseldorf, na Alemanha) e acompanhada pela Omnes Capital (França), Pathena (Portugal) e pelo fundo 200M, que é gerido pela PME Investimentos e é cofinanciado pela União Europeia, através de verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, canalizadas pelo Programa Operacional Regional Norte 2020 e Programa Operacional Regional Centro 2020.
Criada em 2013 – quando dois dos co-fundadores se depararam com a dificuldade em adquirir produtos de impressão a preços económicos e perceberam que estavam perante uma oportunidade de negócio, está já consolidada em Portugal, Espanha, Brasil e México, e vai investir em 17 novos mercados: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Itália, Irlanda, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Suíça e Suécia.
“Na 360imprimir temos um histórico de crescimento sustentado e é esse mindset que queremos manter. Por isso, agora que contamos com uma plataforma sólida, que alargámos a nossa gama de produtos, que crescemos a nossa equipa, temos a certeza de que este é o momento ideal para entrar nestes mercados. Esta ronda de investimento veio dar-nos suporte para este grande passo.” – Comenta Sérgio Vieira, CEO da 360imprimir.
A empresa de produtos e serviços de marketing, fechou o ano de 2018 com uma faturação de 21 milhões de euros, o que representou um crescimento de quase 80% face ao ano anterior. Em 2019, prevê faturar 35 milhões de euros, no entanto, o foco da empresa – tendo em conta a entrada nos novos mercados -, está em atingir o grande objetivo a médio prazo: faturar 100 milhões de euros em 2021.
Assente num modelo de negócio fabless (sem capacidade própria), a 360imprimir é uma plataforma de e-commerce, focada no do-it-yourself dos clientes (PME’s e profissionais), que permite a evolução para todos os produtos impressos e serviços associados.
Líder de mercado em Portugal, a 360imprimir detém 60% de quota do mercado online, com um portefólio que inclui mais de 400 produtos e expedindo 4.500 encomendas por dia, a empresa consegue assegurar aos clientes os preços mais baixos do mercado.
Tendo em conta o objetivo da empresa em responder a todas as necessidades de marketing dos atuais e potenciais clientes, uma das prioridades definidas para os próximos 3 anos, consiste no alargamento da gama em 20.000 produtos.
O crescimento também se reflete nos recursos humanos, onde a 360imprimir conta com uma equipa de 200 colaboradores. A plataforma de e-commerce de cariz tecnológico, pretende aumentar o seu headcount em mais de 100 pessoas, no espaço de 12 meses.