41% das Empresas em Portugal Já Utilizam Inteligência Artificial

Imagem de Pch.Vector em Freepik

Um estudo recente da Experis revela que 41% das empresas em Portugal já estão a utilizar ferramentas de Inteligência Artificial (IA), com as grandes empresas até 1000 trabalhadores a liderarem esta adoção. A nível global, 48% das organizações afirmam utilizar IA, com as grandes empresas entre 1000 e 5000 colaboradores a destacarem-se.

“A introdução da IA no mundo do trabalho é já uma realidade inegável que está a impactar empresas e profissionais, que precisam de se adaptar para aprender a trabalhar com esta ferramenta, aumentando assim a sua produtividade,” afirma Nuno Ferro, Brand Leader da Experis.

O estudo “Global Insights Whitepaper – Construir uma Estratégia Centrada nas Pessoas para a Produtividade Impulsionada por IA” analisa as respostas de mais de 40 mil empregadores em 42 países, destacando as atuais tendências de adoção, os obstáculos à implementação e os principais benefícios antecipados.

Imagem de Freepik

Impacto da IA no Futuro do Trabalho

65% dos profissionais acreditam que a IA terá um impacto positivo no futuro do trabalho. Em Portugal, as lideranças séniores e intermédias são as mais otimistas (70%), seguidas pelos profissionais administrativos (68%). No entanto, os trabalhadores da linha da frente mostram-se mais cautelosos, com apenas 53% a manifestar otimismo.

Desafios na Adoção da IA

Em Portugal, 35% dos empregadores apontam preocupações com a privacidade e regulamentação como o principal desafio na adoção da IA. Outros obstáculos incluem os elevados custos de investimento (30%) e a resistência dos profissionais à mudança (30%). A falta de competências para utilizar a IA de forma eficaz também foi mencionada por 29% das empresas.

A nível global, os desafios são semelhantes, com 33% dos empregadores a destacarem os custos de adoção e 31% a referirem preocupações com a privacidade e regulamentação, bem como a falta de competências.

Imagem de Freepik

Perspetivas Futuras

72% dos líderes empresariais, tanto a nível nacional como global, acreditam que a IA e o Machine Learning terão um impacto positivo nas suas empresas até 2026. Estes líderes esperam que as tecnologias de IA melhorem o desempenho geral da empresa, com um impacto significativo na formação dos trabalhadores (74%), no upskilling e reskilling (68%), nos processos de recrutamento (66%) e no compromisso e onboarding (64%).

Apesar da preocupação comum de que a IA possa reduzir o número de empregos, 48% dos empregadores em Portugal acreditam que a implementação destas ferramentas levará ao crescimento das suas equipas. Apenas 25% antecipam uma redução e 23% não esperam qualquer impacto.

Conclusão

O estudo da Experis sublinha que, para uma implementação eficaz da IA, é essencial desenvolver estratégias que incluam a capacitação dos trabalhadores e a gestão da mudança, garantindo uma transição ética e responsável. Com a maioria dos profissionais e líderes a acreditarem no impacto positivo da IA, as empresas devem focar-se na criação de valor centrado no cliente e na construção de uma força de trabalho qualificada para tirar pleno proveito destas tecnologias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 − fifteen =