Quando as manhãs de segunda-feira se tornam um problema, ou mesmo quando no domingo à tarde já estamos em stresse com a perspetiva de regressar ao trabalho e a motivação que tinha pelo seu emprego já não existe, talvez esteja na hora de aceitar que há mudanças a fazer.
Parece difícil, não é? A preocupação das contas para pagar leva-nos a entrar numa espiral de desespero, porém, vezes entramos em negação e simplesmente empurramos o problema para a frente: “Não vale a pena pensar muito sobre isto, tudo se vai resolver”.
Nessas alturas a falta de motivação é um problema que parece mesmo impossível de resolver, mas de facto nós somos capazes de voltar a ter o controlo da nossa vida. Para resolver esta situação e lhe dar uma ajuda aqui ficam 5 passos para que volte a ter o controlo da sua vida profissional.
Passo 1 – Alinhe-se com os seus Valores Éticos
Defina 4 valores que são fundamentais para si.
Os nossos valores são a nossa essência e devem estar alinhados com o nosso Propósito de Vida. De forma consciente ou inconsciente, são eles que guiam os nossos pensamentos, comportamentos e tomada de decisões.
Muitas vezes podemos ser competentes e bem-sucedidos no nosso trabalho e, mesmo assim, não estar felizes. Porquê? Simplesmente porque no nosso trabalho não nos identificamos com a forma como os outros agem e sentimos que a Ética e os Valores não são levados em conta.
O primeiro passo para a sua felicidade é entender quais são os seus valores e perceber de que forma pode orientar a sua vida de acordo com eles, mesmo que isso signifique uma mudança de carreira. Por vezes esta reflexão pode levá-lo a uma mudança profissional importante.
Passo 2 – Tenha uma Conversa Verdadeira consigo mesmo
Faça uma pausa e reflita. Analise toda a sua vida, não só a sua carreira profissional.
O que está a funcionar? O que sabe que deve mudar?
O seu emprego atual não é o seu emprego de sonho?
Pode mantê-lo enquanto trabalha para iniciar o projeto com que sempre sonhou!
Lembre-se que muitas vezes é mais fácil encontrar outras possibilidades enquanto mantém o seu emprego, do que estando desempregado. Reconhecer isso é meio caminho andado para mudar o seumindset.
Perceber que está em controlo e que tem um objetivo, ajuda-o a direcionar as suas energias. Foque-se naquilo que o apaixona e, se necessário, redirecione o seu foco, as vezes que forem necessárias. Lembre-se que não há respostas absolutamente certas na vida e todas as mudanças implicam riscos, mas esses riscos podem ser calculados!
Foque-se naquilo que o apaixona. Perceber que tem um objetivo, ajuda-o a direcionar as suas energias.
Passo 3 – Pare de se criticar de forma destrutiva
Sente-se em baixo? Tem por vezes pensamentos autodestrutivos? Já sabe que este tipo de diálogo interno por vezes pode ser demolidor.
Reduza o grau de negatividade que tem na sua Vida.
Foque-se no que tem de positivo e acredite que todos os pequenos passos que está a dar agora, vão levá-lo a alcançar os seus objetivos!
A primeira tomada de consciência é reconhecer que tem de mudar e ter um plano.
Seja razoável consigo mesmo e foque-se nas pequenas metas que quer atingir. Lembre-se: dentro de si está uma pessoa de muito sucesso que necessita de uma oportunidade para brilhar e ser uma pessoa realizada. Aposte nessa pessoa, aposte em si!
Passo 4 – Tire verdadeiramente partido das suas Mais-valias
Todos nós temos pontos fortes e pontos fracos. Sabe qual o maior truque para se sentir realizado profissionalmente? É apostar a sério nos seus pontos fortes!
Se sentir que os seus pontos fortes estão a ser utilizados para alcançar as suas metas e objetivos, então sim, vai ser uma pessoa feliz e realizada.
Faça uma lista dos seus pontos fortes e coloque a si mesmo as seguintes questões:
“De que pontos fortes posso tirar partido no meu dia-a-dia?”
“Quais são as qualidades que eu gostaria de destacar mais?”
Pergunte às pessoas de quem gosta quais são as suas melhores qualidades.
Provavelmente vai descobrir que tem pontos fortes dos quais não tira partido. É uma questão de perceber o que o apaixona, só depois de descobrir isso, é que pode trabalhar para se realizar!
Provavelmente vai descobrir que tem pontos fortes dos quais não tira partido.
Passo 5 – Faça o Exercício da Varinha Mágica: “se tudo fosse possível…”
Sonhar pode não parecer a solução acertada para mudar de vida, mas faça este exercício: Feche os olhos e sente-se de forma tranquila. Imagine que tem uma varinha mágica e que, com ela, vai criar a sua ocupação ideal. O que é que vê?
Agora deixe que a sua imaginação flua. Veja que imagens surgem na sua mente.
Sinta com o seu coração a felicidade que esta ocupação lhe proporciona. Deixe que esta sensação de felicidade tome conta de si e fique com estas imagens retidas na sua memória.
Depois agarre num caderno e tome nota de tudo o que imaginou.
Por vezes quando fazemos isto podem acontecer coincidências e, de repente, há alguém que sabe de alguém, que está à procura duma pessoa como você… E surge uma oportunidade.
Faça uma lista com os seus objetivos para os próximos 12 meses. Imagine que só tem esse tempo de vida. Se fosse de facto assim, o que iria fazer? Como se queria sentir?
Vai ver que este exercício vai ajudá-lo a colocar toda a sua carreira em perspetiva e a encontrar as soluções que procura.