A gestão do tempo tornou-se uma obsessão para muitos de nós. Se queremos ter sucesso, então não podemos perder um único minuto das nossas vidas. Mas será que tem mesmo de ser assim?
Há empresários e gestores que contratam colaboradores para lhes fazerem a triagem da caixa de email e a gestão da agenda, separando os assuntos que são verdadeiramente importantes e que merecem uma resposta rápida, dos outros que são apenas tomadas de conhecimento ou decisões que podem ser delegadas. Os salários desses colaboradores são o preço que os empresários pagam pelo seu tempo.
Na verdade, as pessoas comuns não podem contratar um assistente para as auxiliar na gestão do tempo. Comemos a correr e dormimos pouco para aproveitarmos ao máximo as 24 horas do dia. Aplicamos técnicas de organização a fim de otimizarmos o nosso tempo e, desta forma, aumentarmos a produtividade.
A verdade é que para termos êxito nos nossos negócios e carreiras não precisamos de tornar-nos escravos da produtividade e da gestão do tempo. Há mesmo casos de pessoas bem sucedidas que são desorganizadas, não fazem listas diárias de tarefas, acumulam emails sem resposta na caixa de correio, e não trabalham antes do meio-dia. Ainda que para alguns isso possa ser surpreendente, elas conseguem ser produtivas e ter sucesso. Veja quais são as suas regras de ouro: