Está pronto para o marketing automation?

Automatizar as suas ferramentas de marketing pode ser compensador se a sua empresa estiver preparada para essa mudança. O marketing automation permite-lhe um acompanhamento personalizado, mas exige conteúdos.

O marketing automation precisa de conteúdos. Usa-os para atrair potenciais clientes e para construir com estes uma relação que conduza à venda. Isto significa que é preciso preparar conteúdos com regularidade, para atender às necessidades de informação de vários tipos de clientes, que estarão em momentos distintos do processo de venda. Implica empenho e determinação. Este é um dos maiores desafios para as empresas que querem aderir ao marketing automation.

Há empresas, contudo, que têm a vida facilitada à partida, porque são na sua essência produtores de conteúdos, como por exemplo as empresas de formação, ou porque atuam numa área onde é fácil produzir conteúdos, como é o caso da informática. Isto não quer dizer que o marketing automation seja destinado apenas a este tipo de empresas, quer dizer apenas que as empresas que não têm o hábito de produzir conteúdos terão de o adquirir. A seu favor têm o facto de se poderem distinguir com mais facilidade.

7 sinais de que sua empresa está preparada para o marketing automation

O grau de preparação da sua empresa vai influenciar os resultados. Quanto mais preparada estiver mais facilmente se poderá embrenhar no processo e adotar novas metodologias.

A sua empresa estará mais preparada, se…

1. O processo de venda dos seus produtos requer mais do que um simples impulso ou exige esforços múltiplos das equipas de marketing e vendas;

2. A sua equipa de vendas não consegue fazer um acompanhamento personalizado de todos os seus contactos. Há contactos que não estão a ser acompanhados de todo ou há vendas potenciais que estão a ser adiadas porque o acompanhamento é insuficiente;

3. Se o seu mercado-alvo é composto maioritariamente por pessoas que se apoiam na pesquisa quando estão a considerar opções. Refiro-me a processos de venda mais mentais, e menos emocionais, em que as pessoas sentem a necessidade de recolher mais informação que lhes dê a certeza de que estão a tomar a decisão certa;

4. Muitos dos seus potenciais clientes, não parecem estar preparados para avançar com a compra;

5. Quer melhorar os seus resultados de vendas ou se sente necessidade de perceber melhor o retorno das suas campanhas de marketing, para saber em que canais e abordagens deve investir mais e quais deve abandonar;

6. Está empenhada na produção conteúdos em quantidade;

7. Está preparada para um compromisso a longo prazo, porque a relação com os seus clientes quer-se a longo prazo e o seu marketing tem de seguir a mesma lógica.

Quanto mais próximas estas afirmações estiverem da sua realidade, maior a pertinência do marketing automation na sua empresa, ainda assim, a última palavra é sua. O futuro da sua empresa depende da sua decisão, e esta depende das opções que se permite considerar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

11 − one =