Para fazer face a estas dificuldades acrescidas, o empreendedor deverá achar um equilíbrio entre a sua vida pessoal e o seu trabalho. Veja aqui algumas sugestões que podem tornar esta junção mais saudável e produtiva para o novo ano.
1. Não deixe nada por resolvernTem algo que o preocupa e que sabe que mais tarde ou mais cedo terá que resolver? Se a resposta é sim, então provavelmente é algo que o irá desconcentrar ao longo do tempo. O melhor será fazer uma lista dessas preocupações e colocar um prazo de resolução para cada uma. Ser empreendedor é algo muito exigente para qualquer um de nós, qualquer problema que nos esteja a preocupar irá com certeza repercutir-se no desempenho e na capacidade para atingir os seus objetivos.
Mesmo que tenha que adiar algum do seu trabalho, vai ver que uma vez que comece a resolver os seus problemas irá sentir-se melhor e mais motivado, e isso irá repercutir-se no seu bem estar e na sua capacidade de concretização dos seus objetivos empreendedores.
2. Rodeie-se das companhias certasnO nosso tempo é bastante escasso, e como tal deverá ser muito bem distribuído. Está comprovado que passamos a maior parte do nosso tempo com 5 pessoas (em média), e por isso será muito importante escolhe-las ‘a dedo’. Tudo na vida se faz ao lado e com a ajuda de outros, por isso convém estar rodeado daqueles que lhe dão apoio e inspiração.
Pode ser um pouco frio dizer isto, mas quanto mais tempo gastar com quem pensa de forma diferente, mais difícil será o seu caminho empreendedor, pois haverá menos ideias e menos ‘feedback’ para o apoiar. Os empreendedores mais ‘eficazes’ têm uma ‘equipa de suporte’ de pessoas que pensam e agem como ele e que o ajudam a ser mais objetivo e mais seguro no seu caminho. Como empreendedor deverá estar sempre acompanhado, à procura de conversas e de ‘feedback’ para que possa estar em constante evolução.
3. Não perca tempo com futilidadesnO ser humano tem uma tendência natural para adquirir vícios e hábitos que o tornam mas acomodado no seu dia a dia. Ver televisão ou passar horas a fio por dia no Facebook, são alguns dos ‘vícios’ que em nada contribuem para a sua evolução pessoal ou profissional. Não quer isto dizer que não necessitemos por vezes de relaxar, até porque o nosso cérebro precisa de ‘desligar’, mas convém sempre estar atento à frequência e ao tempo despendido nesse tipo de atividades.
Coisas a evitar:
- Ver televisão em excesso (mais do que 2 horas por dia);n
- Gastar mais do que 20 minutos por dia no Facebook ou em outras redes sociais;
- Repetir tarefas desnecessariamente (como verificar o email 10x ao dia).
5. Cuide de sinO empreendedorismo é uma atividade bastante exigente, podendo em certos casos levar uma pessoa a descuidar alguns aspetos da sua vida devido ao ritmo intenso que exige. É muito comum o empreendedor queixar-se que não tem tempo para mais nada, levando-o a descuidar a saúde, a prática do desporto ou mesmo a componente familiar e dos amigos.
É necessário encarar a nossa atividade empreendedora como uma maratona e não como uma corrida de 100 metros. Convém encontrar um equilíbrio entre o seu trabalho e a sua vida pessoal. A prática regular de desporto, a realização regular de check-ups médicos, o convívio com os amigos e o tempo com a família não são coisas para adiar, mas sim para ser feitas com regularidade. Deste modo estaremos sem dúvida mais saudáveis, com mais força e mais motivação para ultrapassar os obstáculos que o nosso caminho de empreendedor têm pela frente.
Algumas sugestões:
- Deitar cedo e dormir pelo menos 7 horas por dia;n
- Comer saudavelmente;n
- Praticar desporto regularmente;n
- Fazer check-ups médicos regulares e não adiar consultas ou exames;n
- Manter uma rotina cheia de hábitos saudáveis (não fumar, controlar o seu peso,etc);n
- Reservar tempo para a família e os amigos.
O mundo está sempre em constante evolução: novas tendências, novos concorrentes, nova tecnologias e metodologias, são algumas das coisas que devemos estar atentos de modo a conseguirmos evoluir como empreendedores.
Algumas sugestões:
- Tirar cursos online em áreas importantes para ao nosso projeto;n
- Tirar um curso de desenvolvimento pessoal;n
- Ouvir TedTalks ou podcasts sobre temas ou experiências de empreendedores;n
- Ler livros (veja aqui algumas das nossas sugestões).
Mas será necessário esperar pelo sucesso para começarmos a partilhar? Não poderemos começar a ajudar modestamente durante o nosso processo de empreendedorismo outros que lutam por coisas que acreditamos? Podemos também partilhar as competências e a sabedoria que adquirimos, dando conselhos, partilhando o nosso tempo, falando da nossa experiência empreendedora, ou mesmo partilhando algo que construímos, seja um produto, um serviço ou um espaço.
Algumas sugestões a fazer:
- Juntar-se a uma rede de empreendedores e oferecer o seu know-how;n
- Realizar um workshop gratuito sobre um tema que domine;n
- Partilhar regularmente 1 ou 2 horas e ajudar alguém;n
- Contribuir regularmente com alguns euros por mês para uma ou mais instituição de ajuda ao empreendedorismo;n
- Apoiar um ou mais projetos via Crowdsourcing ou mesmo a título pessoal;