Hug-a-Group: a plataforma de saúde mental para terapia de grupo online

Ilustração de website Hug a Group

A Hug-a-Group é uma startup criada com o objetivo de tornar o apoio de saúde mental acessível a todos, através de grupos de suporte online. O seu lançamento está anunciado para 10 de outubro, dia mundial da saúde mental.

Segundo a DECO, o preço de uma sessão de terapia individual em Portugal custa, em média, 55 euros, um valor que fica um pouco acima das possibilidades da maior parte dos cidadãos. Para além disso, optar pelo serviço público pode levar a vários meses de espera. Por estas razões, muitas pessoas acabam por colocar as suas necessidades de saúde mental em segundo plano, o que traz consequências para o seu bem-estar e sucesso, bem como para a qualidade das suas relações. Por outro lado, os grupos de suporte ou terapia de grupo são difíceis de encontrar e geralmente estão associados ao tratamento de abuso de substâncias ou álcool.

“No entanto, este tipo de terapia de grupo é extremamente eficaz na melhoria de outras condições de saúde mental, que afetam cada vez mais portugueses, tais como a depressão e a ansiedade. Os benefícios inerentes à terapia de grupo são inúmeros, e contribuem para a criação de uma rede suporte que é crucial para a diminuição do sentimento de solidão, que tantas vezes nos consome”, explica Pedro Trincão Marques, CEO da Hug-a-Group.

A aplicação permite aceder, por videochamada, a grupos de apoio moderados por psicólogos e com o suporte de terapeutas de diversas áreas. Com grupos dedicados aos mais variados temas, como distúrbios alimentares, ansiedade, mindfulness, entre outros, a app procura gerar uma comunidade onde o utilizador pode desabafar, de forma anónima, e assim aumentar o sentimento de coesão e comunidade, afastando a sensação de isolamento.

O projeto nasceu em Setembro de 2019, e surgiu pela necessidade de encontrar resposta para problemas de ansiedade e pânico que o Pedro enfrentava desde os 15 anos. Atualmente a startup está ligada ao programa de incubação da Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e integra um programa de apoio a cuidadores promovido pela CUF e o Portugal Inovação Social.

O arranque da Hug-a-Group para o mercado está agendado para 10 de outubro e no lançamento os fundadores oferecem 1 mês gratuito às primeiras 150 pessoas que se inscrevam na aplicação. “Quisemos começar com uma oferta especial que inclui acesso a todo o conteúdo interativo da app e a 2 sessões de grupo – o valor poupado é de 30 euros, que equivale à subscrição quinzenal”, sublinha Pedro Trincão Marques.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

20 − six =