Tecnologia reforça capacidade de testagem à Covid-19

Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay

A solução de agendamento de exames da Penguin Formula para a Cruz Vermelha Portuguesa permite 3.500 testes diários em Lisboa.

Numa altura em que os testes são uma etapa crucial no controlo da pandemia, a empresa portuguesa Penguin Formula lançou a solução SnapTest, uma nova tecnologia de teste COVID-19 que está a ser implementada em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), e que permite aos utilizadores agendar, reservar e receber os resultados diretamente no seu dispositivo móvel ou desktop.

Implementado em dois dias, o SnapTest da Penguin Formula permitiu à Cruz Vermelha Portuguesa aumentar a capacidade de testes, na região de Lisboa, para 3.500 testes (colheitas e análises) por dia.

A CVP tem um posto fixo em Lisboa com duas linhas ‘drive-thru’ em que o utente não precisa sair do carro e, quatro linhas ‘walk-thru’. O Snaptest permite à CVP ter um sistema de agendamento online e offline (utilizado por enfermeiros e staff). Podem inserir os resultados e fazer uma clara gestão dos espaços disponíveis, na testagem dos dois tipos de teste: o Teste Molecular e o Teste de Antigénio de Leitura Rápida (15 minutos). 

Segundo Miguel Santos, coordenador de TI da CVP CNE (Coordenação nacional de emergência), a “utilização do SnapTest possibilitou à Cruz Vermelha Portuguesa substituir tabelas e formulários comuns, por um software integrado que permite ter toda a informação centralizada e segura”. “A forma como a plataforma foi construída permitiu a integração com a nossa plataforma interna existente e sermos capazes de analisar dados diretamente”, acrescentou.

O fator diferenciador deste teste é poder ser utilizado fora do edifício hospitalar e dependendo do tipo de teste, os resultados serem entregues em 15 minutos a até 48 horas. A colaboração com a CVP é a primeira instância a ser replicada para fornecer resultados de teste mais rápidos e melhorar as capacidades de teste em pontos de atendimento em tempos tão incertos da atual segunda vaga.

A Penguin Formula pretende dotar as organizações de saúde de novas tecnologias que ajudem a conter a disseminação da COVID-19. Os testes continuam a ser uma etapa crucial no controle da pandemia pela COVID-19.

O SnapTest faz parte da ferramenta de gestão de recursos de saúde da Penguin Formula, o Critical Planning Solution (CPS). Especialmente concebida para gestão de espaços hospitalares, Unidades de Cuidados Intensivos e stock de equipamento relacionado com a tecnologia impulsionada por Inteligência Artificial, as entidades de saúde podem otimizar e automatizar processos (ou seja, reserva de camas de UCI’s no hospital mais próximo por meio de dispositivos móveis, etc.). As soluções são projetadas tendo conta o cumprimento com o Regulamento Geral da Proteção de Dados (Europa).

O SnapTest da Penguin Formula foi projetado para dar suporte a centros de testes e outros recursos das organizações de saúde. Com uma implementação rápida e sólida, o SnapTest pode ser lançado em poucos dias e é facilmente adaptável para suportar um grande número de testes e vários locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

ten + 15 =