Tiago Franco, CEO da Imaginary Cloud, foi distinguido como um dos 10 Melhores Empreendedores de 2021 pela Mirror Review Magazine. Esta distinção vem reconhecer não só as conquistas das empresas e dos seus líderes empreendedores como também dar visibilidade às estratégias disruptivas e inovadores que aplicam nas indústrias onde se inserem. A capacidade da Imaginary Cloud se manter à frente no seu setor de atividade coloca a tecnológica portuguesa num patamar de liderança excecional, inspirando muitas outras empresas e líderes do mercado.
Em maio de 2010, Tiago Franco criou a Imaginary Cloud. Desde a sua fundação, a tecnológica portuguesa já trabalhou com mais de 200 empresas a nível global, nomeadamente, com clientes dos Estados Unidos, do Médio Oriente e da Europa. De momento, a Imaginary Cloud enfrenta um forte crescimento e o objetivo é duplicar a dimensão da equipa até ao final do ano.
Ao contrário do que temos testemunhado no último ano em muitos sectores, a indústria tecnológica tem sido cada vez mais procurada. De facto, a crise pandémica atuou como um catalisador que forçou a maioria das empresas a investir em projetos digitais, o que resultou no crescimento exponencial da procura de serviços profissionais altamente especializados.
De acordo com o CEO, muitas empresas alcançaram – num ano – as metas de transformação digital definidas para uma década. Tendo isso em conta, Tiago afirma que “atualmente, a principal preocupação que temos é manter o ritmo. Por mês, temos aumentado o número de colaboradores entre 10 a 20% para responder rapidamente às necessidades do mercado”.
Quanto à adaptação interna, a Imaginary Cloud mitigou com sucesso os desafios causados pela pandemia. Após terem reavaliado o seu plano financeiro e adaptado os seus objetivos à realidade, a empresa fez a transição para um modelo de trabalho remoto de uma forma simples e sem incidentes – o que não afetou o seu desempenho. Além de manter os seus atuais clientes, a Imaginary Cloud conseguiu ainda captar novos: “Tudo isto só foi possível porque já tínhamos uma boa infraestrutura e ferramentas adequadas, o que nos permitiu tomar as melhores decisões a longo prazo ”, acrescenta Tiago.
Apesar do sucesso, é também importante sublinhar os desafios. Para Tiago Franco, uma das qualidades mais valorizadas num líder consiste em estabelecer um equilíbrio entre as necessidades da equipa e os objetivos pessoais. A indústria tecnológica exige, nos dias de hoje, um estilo de liderança bastante diferente daquele que era observado há uns anos atrás. Na verdade, não existem muitas indústrias que cresçam a um ritmo tão acelerado quanto o sector tecnológico, algo que representa um grande desafio para os seus líderes.
A criação da Imaginary Cloud surgiu precisamente dessa necessidade de procurar respostas inovadoras e atuais. Tendo iniciado a sua carreira em projetos de software complexos e centrados na qualidade, Tiago rapidamente percebeu que estes estavam bastante expostos a erros humanos por não contemplarem as necessidades dos utilizadores. No entanto, o reverso acontecia nas empresas: focavam-se nos utilizadores mas careciam de qualidade. Com o objetivo de conciliar o melhor dos dois mundos, Tiago decidiu deixar o seu antigo emprego e, um dia depois, fundou a Imaginary Cloud para fornecer serviços que combinavam usabilidade e qualidade: “no dia anterior era gestor de projetos e no dia seguinte CEO”.
Hoje, a tecnológica portuguesa é reconhecida internacionalmente por melhorar a forma como os produtos digitais são concebidos e disponibiliza quatro serviços para tal: UX Audit, Staff Augmentation, Web & Mobile App Development e UX/UI Design. Até ao final do ano, a Imaginary Cloud pretende ainda lançar um novo serviço: Data Science & Artificial Intelligence.