Inteligência Artificial: “Uma Ferramenta para Unir Pessoas”

Foto de Singularity

A Singularity, parte do grupo Devoteam e tecnológica portuguesa, organizou o evento “Empowering Business with Generative AI” no dia 12 de outubro, em Lisboa. A iniciativa proporcionou uma plataforma para discutir o presente e o futuro da Inteligência Artificial Generativa (IA) e destacou os avanços recentes nessa área, incluindo casos práticos onde essa tecnologia já está a ser aplicada.

Entre os oradores notáveis estava Daniel Rasmus, ex-diretor mundial da Microsoft do Programa The New World of Work, fundador da Serious Insight e consultor internacional da Singularity. Rasmus destacou o passado e o presente da IA, desde o chatbot pioneiro Eliza, em 1958, até às aplicações atuais diversificadas. Ele sublinhou que a IA é uma ferramenta que unirá pessoas, processos e tecnologia, fornecendo a maior mudança na gestão de projetos na história. No entanto, Rasmus observou que a ética e a regulamentação são questões críticas.

Quanto à regulamentação, Rasmus mencionou os primeiros passos na União Europeia, com a Lei da IA, a primeira legislação global sobre o assunto. Ele acredita que a IA generativa pode trazer inúmeros benefícios, incluindo melhorias na saúde, segurança no transporte, produção eficiente e energia sustentável.

Pedro Martins, CEO da Singularity Part of Devoteam, realçou que a Singularity foi a primeira empresa a criar um Centro de Competências em OpenAI em Portugal. O evento também revelou projetos de IA generativa desenvolvidos pela Singularity, como o sistema de apoio ao cliente do Millennium BCP, o chatbot dos CTT, a estratégia da EDP para testar a tecnologia e a aplicação do Azure AI no Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).

Todos esses projetos partilham benefícios semelhantes, como automação de conteúdo, economia de tempo e recursos, eficiência no processamento de dados, melhor experiência do utilizador, segurança e otimização de sistemas existentes. No evento, também foi lançado o livro “Empower Business with Generative AI”, que pretende ser um guia prático sobre a implementação da IA generativa nas empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × 5 =