A computação quântica está a caminho de se tornar uma fonte significativa de valor comercial. De acordo com o estudo “Quantum Computing is Becoming Business Ready” da Boston Consulting Group (BCG), espera-se que a computação quântica a nível empresarial comece a gerar valor comercial real nos próximos dois a três anos. Este estudo aponta que, uma vez atingida a maturidade (prevista para cerca de 2035), a tecnologia pode criar entre 450 mil milhões e 850 mil milhões de dólares para os utilizadores finais. Esse valor será gerado por meio de uma combinação de novas receitas e economias de custos obtidas por meio do uso deste tipo de computação.
O investimento e o interesse em computação quântica estão em crescimento significativo. Segundo a Hyperion Research, o mercado global de computação quântica atingiu aproximadamente 614 milhões de dólares em 2022, e estima-se que as despesas continuem a crescer a uma taxa superior a 25% ao ano, atingindo cerca de 1,2 mil milhões de dólares em 2025. A BCG também observa que o investimento de capital de risco em computação quântica duplicou nos últimos três anos, chegando a quase 1,6 mil milhões de dólares em 2022.
No mesmo período, os casos de uso empresarial de computação quântica triplicaram, com mais de 100 provas de conceito empresariais ativas no ano passado em setores como energia, serviços financeiros, saúde e indústria automobilística. Metade das empresas inquiridas pela BCG investe mais de 1 milhão de dólares por ano em tecnologia quântica, e 70% delas o fazem há mais de três anos.
Este estudo também destaca que empresas que gastam mais de 1 milhão de dólares por ano têm mais probabilidades de focar no retorno do investimento, desenvolver estratégias para proteger sua propriedade intelectual e expandir suas capacidades internas. Além disso, essas empresas gastam duas vezes mais em hardware relacionado à computação quântica.
A pesquisa da BCG revela que quase todas as empresas planeiam manter ou aumentar seus gastos com esta tecnologia nos próximos anos. Mais especificamente, 80% dos primeiros utilizadores que gastam 5 milhões de dólares ou mais por ano planeiam investir mais, ano após ano, com o objetivo de melhorar sua vantagem competitiva.
A maioria dos setores deve ver uma parte significativa do valor gerado pela computação quântica beneficiar os primeiros utilizadores dessa tecnologia, estimando-se que até 90% do valor criado possa ser direcionado para essas empresas pioneiras.