A Cleanwatts, em colaboração com a empresa açoriana Kinergy, está a liderar a implementação da primeira Comunidade de Energia Renovável (CER) nos Açores. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Ribeira Grande e apoiada pela empresa climate tech com sede em Coimbra, representa um marco significativo na transição energética no arquipélago.
Maria João Benquerença, Diretora de Comunidades de Energia da Cleanwatts, destacou o papel pioneiro da empresa na criação de CER em Portugal continental. Benquerença salienta que esta comunidade nos Açores tem a especial vantagem de se “suportar em investimentos que já tinham sido feitos pela autarquia, não implicando investimento do município, mas apenas a valorização dos recursos já existentes e a partilha dos seus benefícios pela comunidade”.
A CER será estabelecida com base na capacidade fotovoltaica previamente instalada pela autarquia, visando a produção de energia renovável nos edifícios públicos. Este investimento foi parcialmente financiado pelo programa Açores 2020, com o propósito de melhorar a eficiência energética dos edifícios públicos e reduzir a despesa energética. A CER permitirá a otimização do investimento da autarquia, possibilitando que o excedente de energia seja partilhado entre os membros da comunidade local, resultando numa redução nas faturas energéticas.
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, a CER visa a redução das despesas energéticas para os participantes do municipio. Gaudêncio expressa ainda a intenção de aplicar um modelo semelhante em zonas industriais, como estratégia para atrair novas empresas para o concelho.