Sociedade Ponto Verde e Beta-i Colaboram para Inovação na Gestão de Resíduos

Foto de Re_Source

No Showcase Day do Re_Source, a Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Beta-i destacaram os 12 projetos-piloto finalistas da 3.ª edição do programa, focado na economia circular e na digitalização da reciclagem de resíduos.

Os projetos finalistas abordam uma variedade de desafios, desde a mudança de comportamento do consumidor até à digitalização das embalagens e à eficiência dos sistemas de recolha. Um exemplo é um projeto que estuda os comportamentos dos estudantes universitários para incentivar a adoção de práticas sustentáveis. Outro projeto está a desenvolver uma ferramenta de inteligência artificial para otimizar a localização de ecopontos.

Com a tecnologia desempenhando um papel central, vários projetos exploram soluções baseadas em robótica e inteligência artificial para melhorar a triagem e reciclagem de resíduos. Além disso, há um foco em embalagens circulares, incluindo o desenvolvimento de materiais biológicos e compostáveis.

Diogo Teixeira, CEO da Beta-i, destacou a importância do Re_Source em promover a economia circular através da colaboração entre stakeholders. “É fulcral procurarmos soluções inovadoras para este setor, que ajudem a promover a economia circular através da colaboração entre todos os stakeholders, criando um ecossistema mais resiliente. Este é o momento de celebrar a inovação colaborativa entre parceiros nacionais e empreendedores internacionais, enquanto deixamos as sementes para replicar estas soluções práticas noutros atores do ecossistema, capazes de resolver problemas reais para a cadeia de valor da reciclagem e gestão de resíduos”, salientou.

Também Ana Trigo Morais, CEO da SPV, expressou satisfação com o aumento do interesse no programa, ressaltando a necessidade de soluções inovadoras para o setor de gestão de resíduos. “De facto, só trabalhando num regime colaborativo conseguimos encontrar novas soluções baseadas na inovação e na tecnologia, que vão trazer mais valor para o setor da gestão de resíduos e, em particular, para a gestão de embalagens”, sublinhou.

Ao longo de três edições, o Re_Source atraiu 403 candidaturas de 49 países e desenvolveu 20 projetos-piloto, representando um investimento total de quase um milhão de euros. As iniciativas anteriores focaram-se em aumentar a eficiência da recolha e triagem de resíduos, bem como na digitalização do processo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × 5 =