UE Premeia 23 Cidades Pelas Suas Iniciativas Rumo à Neutralidade Climática

Na foto: Bandeiras da União Europeia (fotograma de vídeo da UE).

Guimarães e Lisboa estão entre as 23 cidades premiadas com o “Selo da Missão” da União Europeia (UE) pelos seus esforços em direção à neutralidade climática. A atribuição do prémio faz parte da Missão da UE para Cidades Inteligentes e Neutras em Carbono, uma das Missões da União Europeia no âmbito do Horizonte Europa. A distinção reconhece os planos das cidades para alcançar a neutralidade climática já em 2030 e facilita o acesso a financiamentos públicos e privados para esse objetivo.

O Selo de Missão da UE foi atribuído numa cerimónia presidida pela Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Iliana Ivanova, no decorrer no fórum europeu Dias de Investigação e Inovação da UE, que discutiu o futuro da ciência e inovação.

As 23 cidades que receberam o selo são: Guimarães, Lisboa (Portugal), Barcelona, Sevilha (Espanha), Ioannina, Kalamata, Kozani, Tessalônica (Grécia), Heidelberg (Alemanha), Leuven (Bélgica), Espoo, Lahti, Lappeenranta, Tampere, Turku (Finlândia), Pecs (Hungria), Malmö (Suécia), Florença, Parma (Itália), Marselha, Lyon (França), Limassol (Chipre) e Izmir (Turquia).

“Parabéns a todas as 23 cidades por esta conquista! O selo é um reconhecimento do vosso trabalho árduo e compromisso em tornar as vossas cidades neutras em carbono e melhores lugares para se viver. Aguardo com expectativa ver os projetos concretos que desenvolvem enquanto avançam para uma Europa mais competitiva, verde e justa. Continuaremos a apoiá-los nesta jornada”, disse Iliana Ivanova, Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.

O Selo de Missão da UE é um marco importante no trabalho das cidades. Ele reconhece o desenvolvimento bem-sucedido dos Contratos Climáticos da Cidade, que delineiam a visão global das cidades para a neutralidade climática e abrangem um plano de ação, bem como uma estratégia de investimento.

Ainda este ano, a Comissão lançará um “Centro de Capital da Missão das Cidades”. Esta iniciativa ajudará as cidades que receberam o Selo de Missão a preparar projetos para investimento, em estreita colaboração com os serviços de consultoria existentes e colocá-las em contato com investidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

ten + three =