InnoStars Connect: Inovação em Saúde com Apoios de 10.000 Euros

industria Farmacêutica
Foto de Freepik

O EIT Health lança o programa InnoStars Connect, uma nova iniciativa para promover a colaboração transfronteiriça no setor europeu dos cuidados de saúde. Com o objetivo de estimular a inovação, o programa oferece acesso ao mercado, apoio personalizado e financiamento inteligente. Na sua ronda inaugural, os principais parceiros da InnoStars em Itália, o Grupo Chiesi e a SYNLAB Italy, procuram ideias inovadoras em áreas como diagnósticos precoces, cuidados ao paciente, administração de medicamentos e terapia de doenças raras. O prazo para submissão de candidaturas termina no dia 30 de junho.

Desenvolvido em parceria com o Grupo Chiesi e a SYNLAB Italy, o EIT Health – parte do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo da União Europeia – lançou o InnoStars Connect para reunir startups, PME, universidades e hospitais de Portugal e outros países emergentes. O programa proporcionará às 10 organizações selecionadas acesso à maior rede de inovação no domínio da saúde, financiamento e orientação de líderes da indústria farmacêutica para testar soluções inovadoras que respondam aos desafios mais prementes no setor da saúde. As três melhores equipas competirão por um prémio financeiro na Grande Final do EIT Health InnoStars.

Vantagens para os Inovadores

Sarah Haddadin, líder de inovação RIS do EIT Health InnoStars e gestora do programa, destaca que “o InnoStars Connect é uma plataforma transformadora projetada para impulsionar a inovação nos cuidados de saúde, promovendo um ecossistema colaborativo para um impacto duradouro”. Este programa oferece aos inovadores portugueses acesso a recursos, conhecimentos e ligações essenciais para desenvolverem soluções promissoras no domínio da saúde.

O programa do Grupo Chiesi procura soluções inovadoras nas áreas de ventilação (AIR), tratamento de doenças raras (RARE) e cuidados especiais (CARE). Os desafios incluem:

  • Abordagens/Soluções Terapêuticas Inovadoras: Biomarcadores para diagnóstico precoce e monitorização, ferramentas médicas para melhorar a jornada do doente e adesão à terapêutica, dispositivos avançados para administração de fármacos, e soluções biotecnológicas sustentáveis.
  • Soluções Inovadoras de Saúde Digital: Melhoria dos cuidados de saúde e experiência dos doentes, avanços em ensaios clínicos, análise de dados do mundo real, e melhoria dos resultados de tratamento e reabilitação.

Fabrizio Conicella, Chefe do Centro de Inovação Aberta e Competência do Grupo Chiesi, afirma que o objetivo é “explorar novas abordagens e desenvolver melhores modelos para responder às necessidades dos doentes e dos sistemas de saúde”.

Já o programa da SYNLAB Italy está focado em Biomarcadores e Tecnologias de Diagnóstico Avançados, a SYNLAB Italy procura inovações que melhorem os seus serviços e os resultados dos doentes. Maurizio Ferrari, CMO da SYNLAB Italy, sublinha o potencial dos biomarcadores e tecnologias de diagnóstico para revolucionar a prestação de cuidados de saúde.

Candidaturas

Podem candidatar-se startups, PME, hospitais, universidades e instituições de investigação de toda a Europa. As soluções devem ter um nível de maturidade entre TRL 5 e TRL 7 e estar preparadas para colaborar num quadro de inovação aberta. As organizações não parceiras do EIT Health devem tornar-se parceiras do EIT Health InnoStars para aceder à rede e aos recursos disponibilizados. Mais informações e o formulário de candidaturas podem ser obtidos no site da EIT Health.

O InnoStars Connect oferece uma oportunidade única para os inovadores em Portugal colaborarem em soluções que podem transformar os cuidados de saúde, alavancando a experiência coletiva de profissionais de alto nível para enfrentar os desafios do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

sixteen + 19 =