Centrais fotovoltaicas em Albufeira vão produzir energia suficiente para abastecer cerca de 19 mil agregados familiares, evitando a emissão de mais de 21 mil toneladas de CO2 por ano.
As Centrais Fotovoltaicas de Montechoro I e II, situadas em Paderne, Albufeira, estão concluídas e a contribuir para a capacidade de produção de energia renovável em Portugal. Com uma potência instalada total de 37 megawatt (MW) e uma produção anual de 56,84 GWh, estas centrais vão gerar energia suficiente para abastecer cerca de 19 mil agregados familiares, evitando a emissão de mais de 21 mil toneladas de CO2 por ano.
O parque solar, que representa um investimento de 30 milhões de euros, conta com mais de 64.554 painéis bifaciais e gerou cerca de 200 postos de trabalho na região. Além disso, promoveu a economia local através da contratação de fornecedores como Painhas e Omnistal.
“A conclusão de mais duas Centrais Fotovoltaicas representa um importante marco no caminho para a descarbonização da economia, reforçando a capacidade de produção de energia renovável em Portugal e contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico”, destacou Alejandra Reyna, Diretora-Geral da Iberdrola Renováveis Portugal.
A Iberdrola conta com um portfólio de projetos de energia verde, em operação em Portugal, com uma capacidade instalada de 1.435 MW. Estes incluem Centrais Hidroelétricas, Parques Eólicos e Centrais Fotovoltaicas, sendo Montechoro I e II os mais recentes a entrar em funcionamento.