A RE/MAX Portugal, líder no mercado imobiliário, registou um aumento de 14,5% nas transações nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira no primeiro semestre de 2024. Entre janeiro e junho, foram realizadas 867 transações, mais 110 do que no mesmo período do ano anterior, representando um volume de preços de 88,1 milhões de euros (M€). Este crescimento é mais acentuado nos Açores, com 525 transações, comparado com 342 na Madeira.
Os clientes portugueses representaram a maioria das transações, com 86,7% nos Açores e 68,7% na Madeira, destacando a Madeira como um mercado mais internacionalizado. A RE/MAX observou uma participação crescente de investidores estrangeiros, especialmente norte-americanos (4,7%), canadianos (2,0%), franceses (1,3%) e alemães (1,2%).
Nos Açores, o mercado imobiliário é dominado por moradias, que representam 63% das transações, enquanto apartamentos e terrenos constituem 14% e 16%, respetivamente. Na Madeira, a distribuição é mais equilibrada, com apartamentos a liderarem (41%), seguidos por moradias (30%) e terrenos (11%).
Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal, destaca a crescente atratividade dos Açores e da Madeira, atribuída à beleza natural, clima, segurança, hospitalidade e localização estratégica. A RE/MAX conta atualmente com 178 consultores imobiliários nos arquipélagos. Rubio afirma que a empresa pretende expandir ainda mais a sua rede nas Ilhas, dada a potencialidade de crescimento e expansão do mercado imobiliário.