A Okredo garantiu 1,2 milhões de euros de financiamento da UE para desenvolver um sistema de avaliação de crédito multi-modular com IA, destinado a avaliar 30 milhões de empresas na UE, melhorando a gestão de risco de crédito e impulsionando o crescimento empresarial.
A empresa lituana, especialista em soluções de dados abertos, recebeu 1,2 milhões de euros de financiamento da União Europeia para desenvolver um sistema de avaliação de crédito baseado em IA, avaliado em 1,5 milhões de euros. Este novo sistema será capaz de avaliar 30 milhões de empresas da UE, oferecendo informações baseadas em IA para gerir riscos de crédito e promover o crescimento empresarial nos mercados europeu e global.
O sistema utilizará metodologias de Machine Learning para analisar dados de mais de 15 milhões de empresas nos mercados do Báltico, Polónia e Reino Unido, com planos de expansão para incluir outras 15 milhões de PME de outros países europeus. A IA ajudará as empresas a identificar riscos, fraudes e fragilidades financeiras, melhorando as suas condições financeiras e classificações de crédito.
Gerda Jurkonienė, CEO da Okredo, sublinhou a inovação do sistema, que descreve como uma “Medicina do Crédito” para PME, ajudando-as a reforçar a sua saúde financeira. “A importância da IA na nossa indústria está a aumentar significativamente. A IA ajuda na recolha, processamento, análise e aproveitamento de dados de várias formas, incluindo na deteção de fraudes e erros, automação e visualização de dados,” observa Jurkonienė. “A IA aumenta o valor obtido a partir dos dados, tornando os processos de dados mais eficientes, precisos e informativos, o que promove uma melhor tomada de decisões e inovação.”