O relatório final do Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Agricultura da UE foi entregue à Comissão Europeia. O documento avalia os desafios e oportunidades para o setor e apresenta um conjunto de recomendações que orientará a Comissão na elaboração da sua Visão para a Agricultura e a Alimentação, a ser apresentada nos primeiros 100 dias do segundo mandato de von der Leyen.
O relatório, denominado “Uma perspetiva compartilhada para a agricultura e a alimentação na Europa”, destaca a necessidade de um diálogo contínuo e da construção de confiança entre diferentes pontos de vista para alcançar soluções duradouras para sistemas agroalimentares competitivos, resilientes e sustentáveis na União Europeia.
O documento é endossado por unanimidade pelos 29 membros do Diálogo Estratégico, numa demonstração que o consenso é possível, mesmo em tempos de polarização no debate público sobre questões agroalimentares.
“Felicito calorosamente os membros do Diálogo Estratégico pelo seu importante trabalho”, sublinhou afirmou Ursula von der Leyen, acrescentado que “Todos queremos um setor alimentar e agrícola próspero em todo o nosso continente”.
O relatório propõe cinco pilares estratégicos, que incluem adaptar a Política Agrícola Comum (PAC) para sistemas alimentares mais sustentáveis, promover práticas agrícolas responsáveis, melhorar a resiliência do setor, garantir a renovação geracional e o acesso à inovação.
As recomendações servirão de base para a formulação de novas estratégias pela Comissão Europeia, envolvendo atores de toda a cadeia agroalimentar, sociedade civil e mundo científico, em busca de um futuro mais sustentável e inclusivo para a agricultura europeia.