PNUD e IBM Lançam Ferramentas para Promover Equidade Energética

PNUD e IBM lançam ferramentas de IA para prever acesso à energia e promover a equidade energética em países emergentes.

Foto de PNUD/IBM

A IBM e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram duas novas ferramentas interativas no GeoHub do PNUD, com o objetivo de prever o acesso à energia e estabelecer modelos de equidade energética. Desenvolvidas com o apoio do IBM Sustainability Accelerator, estas ferramentas utilizam tecnologias para fornecer informações detalhadas e acessíveis a governos, empresas e comunidades.

As novas soluções incluem o Modelo de IA de Previsão do Acesso à Eletricidade e o Índice de Equidade da Energia Limpa, ambos desenvolvidos para ajudar os utilizadores a interpretar os desafios energéticos e a tomar decisões informadas.

O Modelo de IA de Previsão do Acesso à Eletricidade utiliza dados geoespaciais, infraestruturas e outros fatores para prever o acesso à eletricidade até 2030, com especial enfoque em 102 países emergentes. O Índice de Equidade da Energia Limpa, por sua vez, fornece uma pontuação de 0 a 1, com base em fatores sociais, económicos e ambientais, avaliando as oportunidades e a urgência de transições energéticas justas em 53 países africanos.

Estas ferramentas, disponibilizadas de forma gratuita no GeoHub do PNUD, são um marco na democratização do acesso a dados sobre energia limpa. A IBM e o PNUD reforçam, assim, o compromisso de fornecer recursos energéticos essenciais, especialmente a comunidades vulneráveis, ajudando a acelerar a transição energética global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fifteen + 3 =