MARE Lidera Projeto Inovador com Inteligência Artificial para Monitorização de Contaminantes Marinhos

O MARE coordena o projeto europeu ONE-BLUE, que utiliza inteligência artificial para monitorizar contaminantes marinhos.

Foto de Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE)

O MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente coordena o projeto internacional ONE-BLUE, que visa o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a monitorização de contaminantes emergentes nos oceanos. O projeto, que envolve 18 parceiros de 11 países europeus, é liderado em Portugal pelo investigador Bernardo Duarte e conta com a participação de Vanessa Fonseca. Até 2027, o grupo focar-se-á na avaliação da toxicidade dos contaminantes presentes nas águas europeias, através da implementação de metodologias baseadas em inteligência artificial.

Entre as inovações estão a deteção autónoma remota de contaminantes, o desenvolvimento de sistemas ultrassónicos para concentrar microplásticos e a criação de um sistema de apoio à decisão, que funciona como alerta precoce. O projeto pretende ainda avançar na compreensão dos impactos dos contaminantes emergentes e das alterações climáticas nos ecossistemas marinhos.

O projeto ONE-BLUE, financiado pela União Europeia no âmbito do programa HORIZON e alinha-se com a estratégia europeia de “Uma Só Saúde” (ONE HEALTH), que reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, reforçando a importância de uma resposta global e coordenada às ameaças ambientais. O trabalho desenvolvido pelo consórcio visa também formular protocolos de monitorização e orientações de segurança que possam ser implementados futuramente em diferentes regiões e ambientes aquáticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seven + thirteen =