A multinacional tecnológica portuguesa Magic Beans anunciou o lançamento de uma nova unidade de negócio autónoma, a Magic Data, que visa oferecer serviços especializados de consultoria em plataformas de dados e Inteligência Artificial (IA). A nova divisão tem como meta gerar receitas de 1 milhão de euros no seu primeiro ano de atividade, com foco inicial em Portugal e Espanha.
A Magic Data nasce num momento estratégico para a Magic Beans, tendo em conta o rápido crescimento do mercado de IA, que se prevê ultrapassar 1,3 biliões de dólares até 2030. A nova unidade pretende ajudar empresas a tirar partido das tecnologias de cloud, criando protótipos e implementando soluções de IA de forma escalável, com impacto mensurável nos seus negócios.
Vítor Rodrigues, CEO e fundador da Magic Beans, sublinhou a importância da adoção da IA para a competitividade empresarial. “A adoção das tecnologias IA é hoje um imperativo para que empresas e negócios continuem a exercer a sua atividade e a serem competitivas. Quem não adotar estas tecnologias arrisca-se a perder vantagem competitiva ou mesmo desaparecer do mercado”, afirmou.
A Magic Beans, com uma vasta experiência em tecnologias cloud, reconhece que a qualidade dos dados é essencial para o sucesso da IA. A Magic Data surge para oferecer soluções que garantam dados bem organizados e geridos, fundamentais para projetos de IA bem-sucedidos.
A empresa pretende capitalizar a escassez de recursos humanos especializados nesta área, apostando no treino e capacitação de colaboradores internos com know-how em cloud, para garantir o sucesso da nova unidade de negócio e o crescimento contínuo da inovação empresarial.