Startup incubada na UPTEC desenvolveu plataforma que recorre à Inteligência Artificial para tornar a construção mais eficiente e sustentável, reduzindo custos e pegada de carbono.
A build.ing, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, venceu o Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), na 2ª Edição do ACA Innovation Challenge. A plataforma, que recorre à Inteligência Artificial (IA), promete revolucionar o setor da construção, tornando-o mais eficiente e sustentável.
A build.ing destaca-se pela sua capacidade de reduzir mais de 15% dos custos de construção, cortar 50% das emissões de carbono e aumentar a velocidade dos projetos em até 100 vezes, utilizando menos material. Esta inovação é particularmente relevante num setor que, segundo o Fórum Económico Mundial e a McKinsey & Company, já é responsável por 39% das emissões globais de gases com efeito de estufa.
A plataforma online da build.ing, cuja versão freemium foi lançada em junho, integra as áreas de arquitetura e engenharia para otimizar o processo de conceção de edifícios. Através da IA, permite criar modelos de desempenho energético e simular o impacto de diferentes materiais, ajudando as empresas a tomar decisões mais informadas e sustentáveis.
Segundo António Grilo, presidente da ANI, “A build.ing tem uma proposta inovadora, não só pela utilização da IA, mas também pela integração do processo construtivo com preocupações ambientais. É uma solução merecedora da nossa distinção.”
Com o prémio BfK, a equipa da build.ing receberá 2.500 € e o troféu “Árvore do Conhecimento”, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação. A versão paga da plataforma será lançada em dezembro de 2024, acompanhada de uma estratégia de internacionalização.