O Grupo Akuo anunciou o lançamento de uma campanha de financiamento para angariar 1 milhão de euros, numa primeira fase, com vista à expansão da Central Solar Fotovoltaica de Santas, no Alto Alentejo.
Esta central, uma das maiores do país, é um projeto foi desenvolvido em 350 hectares, na Herdade das Santas, em Santo Aleixo, no concelho de Monforte, junto a Estremoz e Borba. Inaugurada em setembro de 2024, contou com um investimento de 120 milhões de euros para uma capacidade de produção de 181MWp. Agora os seus promotores pretendem aumentar a sua capacidade, como parte do compromisso do grupo com a transição energética.
“Quando ganhámos o leilão em 2019, todo o setor ficou impressionado com a nossa ousadia. Graças a um fantástico trabalho de equipa com os nossos parceiros, conseguimos construir a central de Santas e estamos agora a preparar-nos para a expandir”, sublinha Éric Scotto, Presidente e cofundador da Akuo.
O financiamento agora proposto está aberto a todos os cidadãos e empresas europeias e encontra-se disponível no portal “AkuoCoop by Lendosphere”, onde é possível participar a partir de 100 euros. Este projeto, além de ampliar a produção de energia verde, oferece uma oportunidade para investidores contribuírem diretamente para a descarbonização.
“Este projeto oferece uma fonte de energia verde, fiável e económica que não só apoia os objetivos energéticos de Portugal, mas também fortalece a sua independência energética”, destaca Éric Scotto.
Com a expansão prevista, a capacidade total da central aumentará para 225 MWp, permitindo abastecer mais 25.000 habitações e evitar a emissão de 13.500 toneladas de CO2 por ano. A entrada em funcionamento está prevista para dezembro de 2025.