Um grupo independente de especialistas europeus, presidido por Manuel Heitor, antigo secretário de Estado da Ciência, apresentou à Comissão Europeia 12 recomendações para fortalecer o programa Horizonte Europa e o seu sucessor. O relatório sublinha a necessidade de mais pesquisa de excelência, inovação disruptiva e maior escalabilidade tecnológica para tornar a Europa mais competitiva e sustentável.
O relatório, intitulado “Alinhar, Agir, Acelerar: Investigação, Tecnologia e Inovação para Impulsionar a Competitividade Europeia”, apela a um maior investimento para tornar a Europa mais competitiva, segura e sustentável. Entre as sugestões estão a criação de conselhos para a competitividade industrial e desafios sociais, além de um apelo a um orçamento mais robusto para a investigação e inovação.
Os especialistas destacam a necessidade de uma abordagem abrangente que alinhe a investigação com a estratégia europeia para a competitividade global e a transição para uma economia digital e verde. Além disso, os peritos apelam à simplificação dos processos administrativos do programa Horizonte Europa, com o objetivo de facilitar o acesso ao financiamento e reduzir a burocracia, incentivando mais alianças entre universidades e um ecossistema de investigação mais inclusivo.
O relatório coordenado por Manuel Heitor sublinha que o reforço do programa-quadro e o aumento do financiamento são essenciais para assegurar que a Europa se mantenha na linha da frente da inovação global. Por seu turno, a Comissária Europeia para a Inovação, Iliana Ivanova, que recebeu o documento, afirmou que este relatório será um ponto de partida para um debate mais amplo sobre o futuro da investigação e inovação na Europa.