A Powerdot foi distinguida como vencedora do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2024, na cerimónia dos Entrepreneurship Awards, organizada pela Unicorn Factory Lisboa. A startup terá a oportunidade de apresentar o seu projeto no palco da Web Summit deste ano, uma das maiores conferências tecnológicas do mundo. Além deste reconhecimento, foram anunciados os finalistas do Prémio de Inovação Social Lisboa Innovation For All, que inclui seis projetos portugueses e três internacionais, com origem no Reino Unido, Coreia do Sul e Finlândia.
O evento, que teve lugar no Cineteatro Capitólio, reuniu empreendedores e líderes do ecossistema tecnológico, destacando inovações que estão a transformar o mercado. Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacou a importância dos prémios como uma oportunidade de celebrar o sucesso dos empreendedores e de impulsionar soluções para os desafios sociais da cidade. “Este ano, decidimos ir mais além com o maior prémio de inovação social da Europa. Queremos que o empreendedorismo não seja apenas um motor económico, mas também uma ferramenta para resolver problemas reais, como a educação, saúde e imigração”, afirmou Moedas.
Entre os premiados dos Entrepreneurship Awards destacaram-se também Virgílio Bento, fundador da Sword Health, com o Prémio Ecossistema, pela sua contribuição para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor português; a Framedrop, que foi distinguida como Startup Mais Promissora; e a Goparity, vencedora do Prémio Startup de Impacto. O Prémio de Melhor Startup Universitária foi atribuído à Lampsy, reconhecida pela inovação no setor.