A Neuraspace, empresa portuguesa pioneira na gestão de tráfego espacial (Space Traffic Management – STM), foi uma das grandes vencedoras do Tech Tour Space 2024, que decorreu em Bodø, Noruega. Com um pitch focado na sua tecnologia inovadora de Inteligência Artificial e aprendizagem automática, a Neuraspace conquistou o prémio na categoria Space Communications, in Orbital Operations, numa competição que reuniu investidores e especialistas de toda a Europa para conhecerem as mais promissoras startups espaciais.
Reconhecida pela capacidade de monitorizar mais de 350 satélites, a tecnologia da Neuraspace destaca-se pela eficácia na previsão e gestão de colisões em órbita, proporcionando soluções que são atualmente fundamentais no contexto de crescente complexidade e risco operacional do espaço. O júri, composto por investidores, destacou a excelência da Neuraspace na tecnologia e a elevada satisfação dos clientes, fatores que contribuíram para a sua vitória.
Com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, que financiou uma das suas Agendas Mobilizadoras com um investimento de 25 milhões de euros, a Neuraspace continua a expandir-se com o objetivo de melhorar a segurança e sustentabilidade no espaço. Recentemente, a empresa inaugurou, em colaboração com a Força Aérea Portuguesa, um telescópio ótico avançado na Base Aérea de Beja, reforçando a monitorização do tráfego espacial.
O prémio no Tech Tour Space 2024 reforça o impacto da Neuraspace no setor espacial, fruto do empenho de uma equipa de 30 pessoas e do apoio de investidores e iniciativas governamentais, como destacou Carlos Cerqueira, Diretor de Desenvolvimento de Negócios, que representou a empresa na apresentação.