Vasco Pedro: “A Produtividade da IA Combinada com a Sensibilidade Humana é o Futuro da Comunicação Global”

Unbabel Explora o Futuro da Tecnologia Linguística com IA e Intervenção Humana na Web Summit 2024

Na foto: Vasco Pedro, CEO da Unbabel

A Unbabel, plataforma portuguesa de Language Operations, lidera o caminho na comunicação global com IA e revisão humana. Na Web Summit, o CEO Vasco Pedro debate o impacto da IA na expansão internacional e apresenta um teste ao vivo da sua plataforma de tradução entre humanos e IA, explorando o futuro da tecnologia linguística.

A Unbabel, primeira plataforma de operações linguísticas alimentada por uma inteligência artificial sempre ativa, alia a velocidade e eficiência da IA à exatidão humana. Esta combinação permite uma comunicação multilíngue personalizada, eliminando barreiras linguísticas para que marcas globais como Adidas, Panasonic e Skyscanner comuniquem eficazmente com clientes de diferentes culturas e geografias.

Na edição de 2024 da Web Summit, Vasco Pedro, CEO da Unbabel, participa em duas sessões de destaque: uma masterclass intitulada “AI: Your Global Growth Engine” e uma keynote, “Man vs Machine“. Na masterclass, a ser realizada no dia 12 de novembro, Vasco Pedro explora como a IA pode impulsionar empresas a entrar em novos mercados, ajudando-as a navegar por nuances culturais e a acelerar o crescimento. No dia 14 de novembro, no palco principal do AI Summit, o CEO da Unbabel apresenta uma demonstração de tradução ao vivo entre humanos e IA, exemplificando como a empresa ultrapassa os limites da tecnologia linguística e desafia as capacidades das suas equipas e modelos de IA.

Em entrevista, Vasco Pedro explicou como a Unbabel proporciona uma vantagem competitiva para as marcas ao conjugar IA e intervenção humana. “A combinação da produtividade da IA com a sensibilidade humana permite-nos criar uma comunicação multilíngue de alta qualidade, essencial para adaptar mensagens a contextos culturais distintos”, afirma. O modelo da Unbabel permite uma tradução mais precisa, captando nuances culturais que as tecnologias automatizadas, por si só, não conseguem identificar.

Na foto: Vasco Pedro, CEO da Unbabel

A Unbabel trabalha também no desenvolvimento do projeto Halo, uma solução inovadora que visa facilitar a comunicação em áreas sensíveis como a saúde. Após captar o interesse de investidores e marcar presença na conferência das Nações Unidas, a empresa planeia transformar o Halo numa spin-off até ao final do ano. Segundo Vasco Pedro, a evolução do Halo pretende incorporar funcionalidades de voz que prometem melhorar a experiência dos utilizadores, especialmente dos pacientes, proporcionando conforto e acessibilidade.

“Ao fazer do Halo uma startup, a ideia é que o produto tenha uma evolução ainda maior e incorpore novas funcionalidades, capazes de proporcionar uma melhor experiência aos doentes. A integração de voz na aplicação é uma das características que pode vir a revolucionar a experiência do utilizador, trazendo mais conforto. “

Na sua keynote “Man vs Machine”, Vasco Pedro antevê uma evolução para os humanos na tecnologia linguística, assumindo papéis mais especializados e estratégicos na gestão de sistemas de IA. Ao invés de tarefas operacionais, o foco estará em garantir a qualidade e ética das decisões automatizadas. Com este modelo, os humanos passam a ser responsáveis pela supervisão, calibração e resolução de falhas.

“A principal função dos humanos será a de garantir que estes sistemas funcionam corretamente, que aprendem de forma eficaz e que as decisões automatizadas respeitam princípios éticos, sendo contextualmente adequadas”, salienta Vasco Pedro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

11 − seven =