A Marktest apresenta o Pod_Scope, um serviço pioneiro de medição auditada de podcasts que irá publicar mensalmente o ranking dos programas mais ouvidos no país.
A Marktest, líder em estudos de mercado em Portugal, anuncia o lançamento do Pod_Scope, um novo serviço de medição de áudio digital que permitirá acompanhar de forma independente e auditada o desempenho dos podcasts no mercado nacional. Este serviço surge como uma resposta ao crescimento contínuo da oferta e consumo de podcasts, tanto em Portugal como no mercado internacional.
O Pod_Scope disponibilizará mensalmente um ranking auditado dos podcasts mais acedidos em Portugal, permitindo aos publishers, criadores de conteúdo e consumidores de podcasts um conhecimento detalhado sobre o mercado. O CEO da Marktest, José Manuel Oliveira, destaca que este serviço representa “um marco importante para o mercado de áudio em Portugal” e sublinha o envolvimento de grandes players como a Bauer Media, Impresa, Observador e Renascença Multimedia no projeto desde a sua fase inicial.
Uma medição auditada para maior transparência
O serviço estará disponível para todos os operadores de podcasting no mercado nacional que utilizem plataformas de distribuição que cumpram os critérios técnicos necessários e adiram aos padrões IAB de contabilização de podcasts. Os podcasts que cumprirem estes requisitos integrarão o ranking mensal do Pod_Scope, que será publicado online.
As métricas principais que suportam o ranking incluem o número de downloads acumulados do mês, downloads médios por semana e listeners (equipamentos/apps) médios por semana. Além disso, o Pod_Scope Rank apresentará informações detalhadas sobre cada podcast, como o género temático, publisher e número de novos episódios lançados.
Potencial do mercado português de podcasts
De acordo com dados da Marktest, 23% da população portuguesa já consome podcasts regularmente, um número que coloca Portugal ao nível de mercados maduros como Alemanha, França ou Itália. O lançamento do Pod_Scope pretende não apenas medir a audiência, mas também valorizar o mercado de áudio digital em Portugal, oferecendo informação essencial para publishers e criadores.