A LHH – DBM Portugal, consultora de referência em outplacement, gestão da mudança e desenvolvimento de lideranças, anunciou a nomeação de Pedro Rocha e Silva como managing director. Com mais de 30 anos de experiência em Recursos Humanos e consultoria, o novo líder traça como prioridade a transformação e o crescimento do mercado de outplacement no país, promovendo práticas de gestão que tenham como foco o cliente, as pessoas e a excelência dos serviços.
Segundo Pedro Rocha e Silva, apesar da longa presença da LHH – DBM Portugal no mercado, ainda há espaço significativo para o desenvolvimento desta área. “Muitas organizações já reconhecem os benefícios do outplacement, tanto para os colaboradores como para a empresa como um todo, mas esta ainda não é uma prática transversal no mercado”, refere.
Outplacement: uma estratégia de sustentabilidade empresarial
Para o managing director, os programas de outplacement oferecem mais do que apoio aos colaboradores em transição. “Este tipo de investimento fortalece a cultura e o posicionamento das empresas no mercado. Trata-se de uma estratégia que promove a sustentabilidade e o sucesso organizacional a longo prazo. Além disso, o outplacement é uma ferramenta essencial para a retenção de talento”, destaca Pedro Rocha e Silva.
Entre as principais metas do novo líder está a continuidade no suporte às empresas em momentos de transformação, desenhando soluções que respondam às necessidades dos profissionais em transição de carreira. “Queremos que o outplacement se torne uma prática comum em todas as organizações”, sublinha.
Percurso profissional
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, Pedro Rocha e Silva iniciou a sua carreira na Andersen Consulting, passando depois por empresas como Watson Wyatt, Portugal Telecom, Heidrick & Struggles e Neves de Almeida HR Consulting. A sua experiência abrange áreas como Executive Search, Talent Assessment, Leadership Advisory, Políticas de Remuneração e Avaliação de Desempenho, atualmente focando-se no outplacement e na preparação para a reforma.