90% dos eleitores afirmam que utilizariam agentes de Inteligência Artificial (IA) para interagir com serviços públicos, revelando uma oportunidade para governos modernizarem a sua prestação de serviços.
A confiança nos serviços públicos tem vindo a diminuir, mas um estudo global da Salesforce aponta para uma solução: a integração de agentes de IA.
A pesquisa realizada junto de 11.700 pessoas, com idade para votar, em 15 países da Europa, América, Ásia e Oceânia revelou que 40% dos inquiridos enfrentam dificuldades ao interagir com os serviços públicos dos seus países. Contudo, 90% dos eleitores manifestaram interesse em usar agentes de IA para mediar essa interação.
Os benefícios apontados incluem o acesso 24/7 a informações e serviços, eficiência no uso de recursos estatais e a simplificação de processos burocráticos. Países como Brasil, Espanha, Singapura e Itália lideram a disposição para adotar estas tecnologias, posicionando-se como potenciais pioneiros na transformação digital dos serviços públicos.
As principais necessidades dos cidadãos incluem a redução de passos nos processos administrativos e uma resposta mais rápida às solicitações. Estas melhorias podem ser alcançadas sem aumentar significativamente os custos, permitindo que os governos se adaptem às restrições orçamentais.