A mais recente edição da iniciativa “Reciclar Alimenta” da Tetra Pak resultou na reciclagem de 820 toneladas de embalagens de cartão para alimentos e bebidas, um aumento de 29% face ao ano anterior, assegurando a doação de 16.400 refeições às Aldeias de Crianças SOS.
Durante o mês de novembro de 2024, a campanha “Reciclar Alimenta” mobilizou os portugueses a reforçar os seus hábitos de reciclagem, contribuindo simultaneamente para uma causa solidária. Por cada 100 toneladas de embalagens colocadas no ecoponto amarelo, foram doadas 2.000 refeições à maior organização mundial de Cuidados Alternativos e Fortalecimento Familiar, que apoia mais de 550 crianças em Portugal.
Segundo Ingrid Falcão, responsável pela sustentabilidade na Tetra Pak Iberia, a iniciativa demonstra o impacto positivo da combinação de causas ambientais e sociais. O aumento significativo na reciclagem reflete o compromisso dos portugueses com a preservação do ambiente e a solidariedade. Emerson Marques, das Aldeias de Crianças SOS, reforçou a importância do donativo, permitindo redirecionar recursos para outras áreas fundamentais como saúde, educação e desporto.
Desde o lançamento da campanha, em 2022, “Reciclar Alimenta” tem contribuído para o crescimento consistente da reciclagem de embalagens de cartão em Portugal. Esta edição contou com um forte investimento em ações de sensibilização, abrangendo meios como televisão, rádio, mupis e comunicação nos transportes públicos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
Integrada na campanha “Escolha Natureza. Escolha Cartão. Escolha o seu futuro.”, a iniciativa reafirma o propósito da Tetra Pak em promover a economia circular, incutindo hábitos sustentáveis na sociedade e transformando as embalagens em novos recursos.