A SANJOTEC, em parceria com a Cleanwatts, lançam uma Comunidade de Energia Renovável (CER) pioneira, promovendo poupanças económicas, sustentabilidade e inovação em São João da Madeira.
O parque de ciência e tecnologia – SANJOTEC – localizado em São João da Madeira, une esforços com a Cleanwatts, empresa portuguesa de tecnologia climática, para criar a primeira Comunidade de Energia Renovável num parque com estas características em Portugal. Com uma potência instalada de 260 kWp, o projeto visa gerar poupanças superiores a 700 mil euros ao longo da sua vida útil, beneficiando mais de 40 famílias e negócios locais. Paralelamente, permitirá evitar mais de 80 toneladas de emissões de CO₂ por ano, contribuindo para os objetivos da transição energética.
Segundo Jorge Sequeira, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira e da SANJOTEC, esta iniciativa posiciona a região na vanguarda da transição energética, evidenciando a cooperação entre o setor público e privado. Já Maria João Benquerença, da Cleanwatts, destaca o caráter inovador do projeto e o impacto positivo que terá na comunidade local, alinhando-se aos desafios globais de sustentabilidade.
A SANJOTEC, reconhecida por iniciativas ligadas à Indústria 4.0 e ao apoio ao empreendedorismo, reforça com este projeto o seu compromisso com a modernização e a competitividade empresarial, promovendo soluções sustentáveis e inovadoras no setor energético. Por sua vez, a Cleanwatts, líder na gestão de comunidades de energia, traz a sua experiência consolidada em mais de 210 projetos semelhantes para otimizar o uso de recursos renováveis e fomentar a democratização da energia.