Apesar do surgimento de várias plataformas de inteligência artificial desde 2022, o ChatGPT mantém-se como o modelo de linguagem mais procurado nos motores de busca da Internet. Segundo uma pesquisa da Finbold, o volume global de buscas por ChatGPT é mais de vinte vezes superior ao do seu principal concorrente, o Gemini, da Alphabet, registando 210 milhões de pesquisas contra 10 milhões globalmente.
Nos mercados individuais, como a Índia e os Estados Unidos, o ChatGPT também lidera, com 37 milhões e 26 milhões de buscas mensais, respetivamente. Estes números superam o interesse global pelo Gemini, o segundo mais pesquisado.
Já o modelo de linguagem de Inteligência Artificial do grupo do Facebook, o Meta AI, enfrenta dificuldades em atrair interesse. Embora a Meta AI tenha alcançado 600 milhões de utilizadores em 2023, o seu desempenho em termos de buscas é decepcionante. Em janeiro de 2025, a plataforma registou apenas 590.000 pesquisas globais, pouco acima de xAI’s Grok, considerado o menos popular.