A Importrust, consultora especializada em importação automóvel, encerrou 2024 com resultados históricos, registando um crescimento de 94% face ao ano anterior e um volume de negócios de 3,5 milhões de euros. Com mais de 1.000 importações realizadas em Portugal e Espanha, a empresa consolida a sua posição como líder no setor e aponta agora para uma nova fase de expansão em Itália e Polónia.
A aposta em PMEs foi um dos motores do crescimento, com este segmento a representar 30% da atividade. A diversificação foi também um marco de 2024, incluindo operações de legalização de autocaravanas, bem como importação de frotas de camiões e autocarros para diferentes setores, como a recolha de resíduos.
A empresa também inovou tecnologicamente ao lançar uma plataforma digital própria, que utiliza inteligência artificial para otimizar processos. Esta ferramenta permitiu a digitalização total de propostas e documentação, resultando numa poupança de 52 dias de trabalho ao longo do ano e uma experiência melhorada para os clientes, que agora podem acompanhar os seus processos em tempo real.
Expansão Internacional e Perspetivas para 2025
Após a entrada em Espanha, em abril de 2024, a Importrust planeia expandir para Itália e Polónia. Segundo António Eça, Managing Partner da empresa, “Estes mercados destacam-se pelo forte hábito de importação automóvel e pelo elevado poder de compra em Itália e crescimento económico na Polónia.” A expansão inclui a triplicação da equipa, com uma projeção de 83 colaboradores até ao final de 2025, metade dos quais fora de Portugal.
A introdução de novas regras fiscais sobre ISV em Portugal, beneficiando veículos híbridos plug-in, deverá impulsionar a procura por importações. A Importrust pretende alcançar a marca de 5.000 negócios concretizados desde a sua fundação e reforçar o seu compromisso com a inovação e a poupança para os clientes, que já beneficiaram de 12 milhões de euros em economias.