A Tetra Pak foi premiada na categoria de Iniciativas Ambientais dos SEAL Business Sustainability Awards 2025, um reconhecimento do seu Plano de Proteção da Natureza, lançado em 2024. O galardão destaca a estratégia da empresa como um exemplo para o setor, demonstrando como grandes corporações podem colaborar com parceiros ao longo da cadeia de valor para impulsionar práticas sustentáveis e cumprir regulamentações ambientais.
O Plano de Proteção da Natureza foca-se na mitigação dos impactos ambientais da empresa, englobando mais de 20 objetivos mensuráveis e ações concretas. A estratégia visa travar e reverter a perda de biodiversidade, apoiar a recuperação de ecossistemas e melhorar a segurança hídrica, não apenas nas operações da Tetra Pak, mas também envolvendo fornecedores e clientes, incluindo soluções para o fim da vida útil das embalagens.
Entre os avanços já alcançados, destaca-se o compromisso da empresa de reduzir a extração total de água em 35% até 2030 (com base em valores de 2019). A fábrica da Tetra Pak em Kunshan, na China, exemplifica esta abordagem sustentável, tendo implementado um sistema de recolha de água da chuva para irrigar 6.000 m² de áreas verdes, reduzindo o consumo anual de água em mais de 120 toneladas.
Segundo Francesca Priora, Vice President, Climate & Nature da Tetra Pak, “é uma honra receber esta distinção dos SEAL Awards. Este reconhecimento reforça o nosso compromisso em reverter a perda de biodiversidade, minimizando os impactos ambientais da nossa cadeia de valor e contribuindo para a recuperação dos ecossistemas.”
O Plano de Proteção da Natureza também foi reconhecido pela campanha global “It’s Now for Nature”, liderada pela Business for Nature, uma coligação internacional de mais de 100 organizações e empresas empenhadas na promoção de uma economia sustentável até 2030.