A Sesame, plataforma especializada na digitalização de recursos humanos (RH), desafia os profissionais do setor a enfrentarem os cinco maiores desafios da gestão de talento. Com um mercado de trabalho em constante evolução, questões como comunicação interna, recrutamento estratégico, crescimento organizacional, avaliação de desempenho e modernização dos processos tornaram-se centrais para a competitividade das empresas.
O Sesame Chttps://assets.sesamehr.pt/sesame-challenge-desafioshallenge, agora na sua segunda edição, apresenta um plano prático de cinco dias, oferecendo soluções rápidas e aplicáveis. Em vídeos curtos de quatro minutos diários, os participantes terão acesso a estratégias concretas para melhorar a eficiência e o impacto das equipas de RH.
A iniciativa propõe um percurso estruturado que aborda as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores de talento através de uma Comunicação interna eficaz; metodologias de Recrutamento estratégico; e ferramentas de Crescimento organizacional sustentável, entre outros pilares da gestão de Recursos Humanos.

Tecnologia Como Aliada na Retenção de Talento
A necessidade de modernização na gestão de RH é cada vez mais evidente, com ferramentas digitais e inteligência artificial a tornarem-se aliadas fundamentais na retenção de talento e otimização da produtividade. A automação de processos não só reduz o tempo gasto em tarefas administrativas como também facilita a transparência, a comunicação e a tomada de decisões baseada em dados.
Segundo Tiago Santos, Vice-Presidente de Comunidade e Crescimento da Sesame, a falta de clareza na comunicação interna é um dos principais fatores de desmotivação dos colaboradores. “Quantas vezes informações importantes se perdem em cadeias de e-mails ou chats? O ruído organizacional leva à fragmentação das equipas e impacta a cultura da empresa. Com uma comunicação eficaz, é possível alinhar equipas, reforçar a motivação e identificar sinais precoces de insatisfação antes que se tornem problemas estruturais.”
A primeira edição do Sesame Challenge já tinha sido direcionada a líderes e diretores de RH que enfrentam desafios na gestão de equipas em crescimento. Agora, esta nova edição reforça o compromisso da empresa em fornecer ferramentas práticas e acessíveis para que as organizações possam preparar-se para o futuro do trabalho.