Tiago Guerreiro recebe prémio internacional por impacto na interação Pessoa-Máquina

Tiago Guerreiro recebe ACM SIGCHI Societal Impact Award 2025 pelo impacto da sua investigação na acessibilidade e saúde.

Na foto: Tiago Guerreiro, investigador e docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

O investigador e docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS ULisboa), Tiago Guerreiro, tornou-se o primeiro português a ser distinguido com o ACM SIGCHI Societal Impact Award 2025, um dos mais prestigiados prémios na área da Interação Pessoa-Máquina. A distinção, atribuída pela Association for Computing Machinery (ACM), reconhece investigadores cujo trabalho tem um impacto significativo na sociedade, promovendo a acessibilidade e a inovação tecnológica.

O trabalho de Tiago Guerreiro foca-se no desenvolvimento de sistemas interativos aplicados à acessibilidade e à saúde, destacando-se pelos avanços em tecnologias para pessoas com deficiência visual e pelo impacto de soluções como o DataPark, plataforma que monitoriza doenças neurodegenerativas e já beneficiou mais de 4.000 pacientes. Para o investigador, “toda a minha investigação tem a sociedade e as pessoas como foco, com um impacto a curto prazo que se traduz em plataformas, protótipos e softwares que apoiam grupos específicos, como idosos ou crianças com deficiência visual”.

A distinção reforça a posição de Portugal na vanguarda da Interação Pessoa-Máquina, destacando o papel da investigação na criação de soluções inclusivas. Tiago Guerreiro acredita que o futuro da tecnologia passa por um equilíbrio entre automação e necessidades humanas, afirmando que “daqui a 10 anos, a tecnologia estará ao serviço dos humanos, adaptada às suas necessidades numa perspetiva de agência partilhada”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × two =