HUG Café Abre na Universidade de Coimbra com Missão de Inclusão Social

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra apoia HUG Café, um projeto de inclusão social para jovens autistas.

Na foto: Sessão de inauguração do HUG Café

O HUG Café já está em funcionamento no Instituto de Investigação Clínica e Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (iCBR-FMUC), no Polo III da UC. Mais do que um simples café, este projeto destaca-se pela sua missão social pioneira, promovendo a inclusão profissional de jovens autistas.

Criado pela APPDA Coimbra – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, em parceria com a Universidade de Coimbra, o HUG Café já integra três colaboradores com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). O objetivo é oferecer oportunidades de trabalho adaptadas às competências e necessidades destes jovens, incentivando uma maior inclusão no mercado laboral.

Para Elsa Vieira, presidente da APPDA Coimbra, o projeto reflete o compromisso da associação com a criação de oportunidades concretas para jovens autistas, através de parcerias que promovem uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

Já para Henrique Girão, diretor do iCBR-FMUC, o HUG Café representa uma oportunidade para superar barreiras e preconceitos. “Desde o primeiro momento, abraçámos esta iniciativa pela nobreza e impacto dos seus objetivos. Promover a inclusão e dar igualdade de oportunidades a jovens autistas num ambiente social e profissional estimulante é algo fundamental”, afirma, destacando o papel essencial do Professor Miguel Castelo Branco na concretização do projeto.

Pensado para acolher toda a comunidade académica e científica, incluindo investigadores, estudantes e profissionais da saúde, o HUG Café pretende ser um espaço de convivência e partilha de ideias, num ambiente acolhedor e sereno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

10 + 13 =