Lisboa deu um passo significativo na promoção da inovação sustentável com o lançamento oficial do programa LX Circular, um projeto promovido pelo Impact Hub Lisbon, Unicorn Factory Lisboa e IES – Social Business School, com financiamento da Portugal Inovação Social e apoio estratégico da Câmara Municipal de Lisboa e da Lisboa E-Nova.
O LX Circular tem como objetivo impulsionar a transição para uma economia circular na região, através do apoio a ideias inovadoras e startups com soluções alinhadas com os princípios da sustentabilidade. O programa será composto por duas edições e abrange diferentes fases de maturidade dos projetos, da ideação à aceleração.
Na primeira fase, dirigida a jovens, as equipas irão participar num Hackathon, onde serão desafiadas a encontrar soluções para problemas locais. As ideias vencedoras receberão apoio financeiro e mentoria especializada entre julho e setembro. A segunda fase do programa foca-se na incubação e aceleração de dez startups, que terão acesso a mentoria, encontros com investidores e integração na Fábrica de Unicórnios, culminando num Demo Day com prémios financeiros.
Segundo os promotores, “a Economia Circular é um motor essencial para o desenvolvimento económico e a inclusão social, sendo o LX Circular um modelo que se adapta a diferentes estágios de maturidade das startups, promovendo inovação e impacto sustentável na região de Lisboa”.
As startups selecionadas terão ainda acesso a um espaço de trabalho no Impact Hub Lisbon – Penha, integrando uma comunidade empreendedora orientada para a cocriação. As candidaturas estão abertas e destinam-se a projetos com operações ou intenção de operar na região de Lisboa, que apresentem soluções com impacto positivo na economia circular.
O programa foi lançado no passado dia 16 de abril, durante o evento “Circular Economy Trends”, onde se discutiram as mais recentes tendências do setor e o papel estratégico das startups neste ecossistema emergente.