A transformação dos modelos de negócio e as exigências de competitividade global estão a redefinir o perfil dos líderes executivos procurados pelas empresas portuguesas. Neste contexto, a Neves de Almeida – HR Consulting afirma-se como uma consultora de referência em Talent Advisory e Executive Search, respondendo a desafios cada vez mais complexos e específicos no recrutamento de altos quadros.
Em entrevista ao Empreendedor, Tiago Almeida, responsável pela área de Executive Search & Recruitment da Neves de Almeida, destaca a experiência da consultora, com mais de 30 anos no mercado de Executive Search, Talent Acquisition e Assessment & Advisory, salientando que esta experiência acumulada permite à empresa oferecer um serviço sustentado por um mapeamento exaustivo do mercado, pesquisa ativa de perfis estratégicos e uma rede de contactos consolidada.
“Vivemos um contexto político e económico adverso cujos impactos ainda são de certa forma imprevisíveis, no entanto, sentimos um ambiente saudável no mercado e procura crescente de talento”, sublinha o responsável da Neves de Almeida. Entre os setores mais ativos nesta busca de talento estão o setor financeiro, a indústria, o capital de risco e as empresas familiares. No setor industrial, por exemplo, a exigência de transformação digital e práticas sustentáveis obriga a uma liderança capaz de conjugar inovação com responsabilidade ambiental.

Por outro lado, os family offices e empresas de grande dimensão enfrentam desafios de sucessão e reestruturação estratégica que exigem líderes experientes e com visão de longo prazo. Como refere Tiago Almeida, “as empresas familiares necessitam de executivos capazes de liderar processos de crescimento com visão de longo prazo como forma de criação de valor e emprego”.
Na abordagem da consultora, as soft skills assumem um papel cada vez mais relevante face às competências técnicas. “O forte domínio técnico funcional começa a ser rapidamente substituído por competências comportamentais e/ou estratégicas”, afirma Tiago Almeida, apontando a visão estratégica, o pensamento crítico e a inteligência emocional como fatores decisivos. “As organizações valorizam cada vez mais líderes capazes de entender o contexto dos setores em que operam e que consigam criar valor, impulsionando o crescimento e valorização da marca.”
A aposta em tecnologia é também um elemento central da prática da Neves de Almeida. A Inteligência Artificial e o Big Data estão a transformar profundamente o Executive Search. “Estas ferramentas assumem um papel cada vez mais significativo na prática de Executive Search, desde logo pela otimização de processos e melhoria na qualidade da informação”, afirma. A análise de grandes volumes de dados e a automatização de tarefas como a triagem de candidatos ou a previsão de desempenho futuro são já realidade, permitindo decisões mais informadas e eficientes.

Contudo, o papel do relacionamento humano continua insubstituível. O networking, a referenciação e o conhecimento dos setores mantêm-se como pilares fundamentais do processo. “No recrutamento de posições executivas não são normalmente utilizadas plataformas globais de talento. O network, rede de contactos, lobbying de influências, referenciação é por norma o método mais eficaz”, explica.
Construir uma marca empregadora forte é essencial para atrair talento executivo. Políticas ambientais e sociais, aposta na digitalização e inclusão, e o bem-estar dos colaboradores são cada vez mais decisivos. “Candidatos sentem-se atraídos por negócios e projetos ‘Green’… E a diversidade e inclusão são críticas para atrair executivos familiarizados com estes desafios”, salienta o responsável.
Na estratégia da consultora o sucesso de um processo de recrutamento executivo passa pelo conhecimento aprofundado das dinâmicas setoriais e por um acompanhamento contínuo dos seus clientes. Como conclui Tiago Almeida, “construímos relações duradouras que asseguram fiabilidade e confiança” — uma premissa essencial para quem lidera a mudança.