Quando chega a desejada época das férias, muitas pessoas acham complicado viajar por questões financeiras. Sim, é realmente desafiador arrumar as malas e sair para conhecer novos lugares.
Caso o seu principal obstáculo para viajar seja a falta de dinheiro, não se preocupe mais. Selecionamos 11 dicas que o irão ajudar a poupar e, consequentemente, embarcar numa nova viagem.
1 – Guarde o seu dinheiro num cofrinho
Você pode pegar o dinheiro economizado e guardá-lo em um cofre, pote de vidro ou até mesmo numa caderneta de poupança.
Como não é cobrado anuidade na poupança, você pode depositar e começar a economizar dinheiro. Apesar do rendimento da poupança ser muito baixo, o seu dinheiro fica armazenado com segurança.
2 – Crie uma meta de economia
Como você já escolheu o local para armazenar o dinheiro poupado, estipule um valor que você pode economizar por mês. Não importa a quantidade, mas sim a dedicação.
Assim que tiver uma meta, se esforce todo mês para alcançá-la.
3 – Não mexa no dinheiro poupado
Muitas vezes as pessoas acabam pegando o dinheiro poupado para satisfazer um desejo do momento. Não faça isso, mesmo que a viagem esteja programada para daqui uns 6 meses.
4 – Estabeleça prioridades e mantenha o foco
Se o seu objetivo é viajar no final do ano então coloque isso como prioridade. E mesmo que seja difícil abrir mão de algumas coisas do dia-a-dia para juntar o dinheiro, lembre-se que todo este esforço valerá a pena.
5 – Planeie a sua viagem
Parece um pouco óbvio, mas muitas pessoas se esquecem disso. Então, considere criar um roteiro, pesquise locais onde deseja visitar e busque por lojas e restaurantes baratos.
Quando se tem um planeamento fica mais fácil aproveitar a viagem da melhor maneira possível.
6 – Não compre por impulso
Você passou em frente à uma loja e viu uma blusa em promoção? Antes de sair comprando, verifique se você está precisando mesmo de novas roupas.
Sempre questione se você pode e precisa mesmo daquele produto ou serviço.
7 – Compre as passagens com milhas
Se você precisa comprar passagem aérea, utilize o serviço de milhagem. Uma das formas para conseguir milhas é acumulando pontos no seu cartão de crédito.
8 – Faça a sua própria alimentação
Muitas pessoas acabam pedindo comida por delivery ou jantando fora no final de semana. Em muitos casos, não se tem a perceção do quanto se gasta por mês nessas refeições.
Se aventure em alguns canais de culinária no Youtube e busque várias dicas e receitas para quem quer cozinhar sem gastar muito.
Que tal fazer deste hábito não apenas no final de semana? Organize-se para levar o seu próprio almoço ao trabalho.
9 – Mude seu principal meio de transporte
Avalie o meio de transporte que você utiliza todos os dias e verifique se não consegue economizar mudando alguns hábitos. Dependendo da distância, você pode deixar o carro na garagem e sair com a sua bicicleta ou até a pé.
10 – Desligue os aparelhos da tomada
Não deixe o seu carregador de celular e outros aparelhos ligados na tomada, mesmo não sendo utilizados. Isto continua consumindo energia da sua casa.
11 – Limpe a sua casa
Faça você mesmo a limpeza da sua casa. Com o dinheiro que você iria pagar pelo serviço, aproveite e aumente ainda mais as suas poupanças para a viagem.
De fato, é complicado organizar uma viagem sem pensar no dinheiro, mas esperamos que essas dicas sejam úteis para que você consiga aproveitar ao máximo as suas férias. Acredite, todo o dinheiro poupado será mais um dia de diversão, mais um passeio para fazer ou uma mais uma comida diferente para experimentar. Agora, boa viagem!