Os processos de mudança têm de ter por base boas práticas de comunicação suportadas pela gestão da qualidade de liderança e de envolvimento de pessoas não só através das competências técnicas, mas essencialmente das competências comportamentais.
Na gestão diária das organizações existe um maior enfâse em que se cumpra as competências técnicas e esquece-se que as competências comportamentais são extremamente importantes para que a organização tenha uma cultura assente nos valores que se quer posicionar no mercado, evitando deste modo por exemplo, jogos tácitos de colaboradores não-alinhados à organização e de outros aspetos.
Quantas são as organizações que implementam boas práticas de comunicação e avaliam as mesmas? Quantas são as organizações que fazem uma análise do seu perfil cultural organizacional? E quantos são os líderes e gestores que implementam e transmitem essas boas práticas de comunicação?
A marca de uma cultura saudável e de sucesso é de que os seus colaboradores partilhem ideias, opiniões e críticas. A falta de franqueza leva a ambientes disfuncionais. Um ambiente saudável é um ambiente onde existe criatividade aliada à inovação. Fomentar a criatividade inovadora numa organização origina a que os colaboradores sintam liberdade e responsabilidade, e por conseguinte estarão mais felizes no trabalho.
Para gerir estes processos por vezes complexos, diversificados e ambíguos, as organizações percebem da necessidade de implementar e intensificar a aprendizagem das competências comportamentais nos colaboradores envolvidos nos processos de mudanças.
Comecemos então por mudar a forma como as pessoas comunicam nas organizações em Portugal e que está enraizada na própria cultura da organização, para que os processos de mudança sejam possíveis e que os paradigmas à sua volta desapareçam para podem existir organizações e pessoas mais saudáveis e felizes.
A consultoria estratégica da e-Estratégico auxilia as organizações nos processos de mudança implementando as boas prática de comunicação com programas dinâmicos e saudáveis que envolvem a liderança e todos os colaboradores. Os processos de coaching estratégico® que se implementa permitem reforçar, orientar e reconhecer as mudanças comportamentais por inerência do processo de mudança da organização. A avaliação dos programas implementados leva a ajustes e a análises de evolução face à mudança, criando um contínuo evolutivo na organização.