“As pessoas não sabem o que a Europa faz em matéria de Ciência e Inovação” sublinha Carlos Moedas, o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, em entrevista ao canal de televisão France24.
Na entrevista, emitida no último dia do ano de 2018, Carlos Moedas lamentou que a Europa não comunique bem o que se faz no setor, sublinhando que “isso é algo que eu quero mudar. A minha batalha desde o início foi comunicar de maneira que as pessoas compreendam.”
Para o Comissário Europeu, “são os cientistas e os inovadores que criam emprego hoje na Europa”, e deverá ser através dos seus sucessos “que as pessoas se vão orgulhar de ser europeus”.
“Hoje, a Europa já é líder nas ciências fundamentais”, destaca Carlos Moedas, “Os artigos de cientistas europeus são os mais citados no mundo”, no entanto o conhecimento que se tem do desenvolvimento científico europeu, junto da opinião pública é reduzido.
No novo orçamento da Comissão Europeia para a Investigação, Ciência e Inovação, atualmente em discussão, Carlos Moedas pretende alcançar os 100 mil milhões de euros de investimento no setor, de 2012 a 2017.
O Comissário Europeu foi entrevistado pelo programa Ici Europe do canal francês de televisão France 24 e da estação de rádio RFI.
A entrevista integral, em francês: