Para quem procura emprego, a Academia de Código é uma oportunidade para – em apenas 14 semanas – adquirir conhecimentos para abraçar uma nova carreira como Junior Software Developer. Em setembro a Academia vai ministrar mais 2 bootcamps de formação intensiva na área de programação.
Em menos de dois anos de atividade, os coding bootcamps da
A Academia propõe-se a ajudar as ‘mentes brilhantes no desemprego’ a uma reconversão profissional intensiva de 14 semanas, em modo ‘EAT SLEEP CODE REPEAT’. Os participantes contarão ainda com apoio na inserção no mercado de trabalho, como programadores.
Os interessados têm duas opções, o Bootcamp do Fundão – que terá início a 4 de Setembro – e o Bootcamp de Lisboa – que começa a 11 de Setembro. Para participar não é obrigatório ter conhecimentos prévios de programação, embora o domínio da língua inglesa seja fundamental, dado que esta é a língua franca da aprendizagem da programação.
Ambos os cursos têm custos de participação, mas no Bootcamp do Fundão, o aluno só inicia o pagamento após encontrar trabalho. A iniciativa resulta da vontade comum dos parceiros envolvidos – Câmara Municipal do Fundão, IEFP e Fundação Calouste Gulbenkian – de combater o desemprego e fixar novos talentos da programação nas empresas tecnológicas da região.
As candidaturas para o bootcamp do Fundão estão abertas, até 8 de agosto e apenas existem 20 vagas disponíveis.
O Bootcamp de Lisboa tem 40 vagas abertas e um custo de 5.000 Euros + IVA. No entanto, a Academia de Código propõe condições de pagamento que diz serem ‘muito favoráveis’. ‘Sabemos muito bem que não existem muitos desempregados com 6 mil balas no bolso. Daí estarmos constantemente a procurar criar novas parcerias de financiamento que nos permitam acolher toda e qualquer pessoa que anseie por – e mereça – esta oportunidade’, sublinha Catarina Campino, Head of Detail, da Academia.
As inscrições para o Bootcamp de Lisboa podem ser feitas até 22 de Agosto.
Ambos os bootcamps decorrem oficialmente de 2ª a 6ª feira, entre as 9h e as 18h, mas na prática será muito comum encontrar Code Cadets a trabalhar nos seus projetos pela noite dentro e aos fins-de-semana. Esta exigência de entrega total à programação, tem sido uma das características que mais impacto tem tido nas empresas que têm acolhido os anteriores alunos da Academia.
João Magalhães, co-fundador e CEO, afirma que ‘O melhor feedback que podemos ter é estarmos constantemente a ser contactados por empresas que, satisfeitas com o desempenho dos nossos alumni, querem contratar mais.’